quarta-feira, 12 de julho de 2017

EXERCÍCIOS

Nesta prova você será apresentado a Sherlock Holmes, um dos mais conhecidos detetives de todos os tempos, mesmo tendo vivido suas aventuras apenas na ficção.

CURIOSIDADE

O famoso detetive Sherlock Holmes, embora de tão familiar pareça pertencer ao mundo real, é na verdade um personagem fictício gerado pela mente do médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Ele nasceu no interior da trama do livro Um Estudo em Vermelho, lançado de forma inédita pela revista Beeton's Christmas Annual, em 1887. Este personagem singular conquistou o coração de leitores do mundo todo, independente de idade ou nacionalidade. Seus leitores se encantaram com sua personalidade enigmática e altiva desde o início. Talvez por isso ele tenha se transformado na criação literária mais adaptada para o cinema, a televisão, os quadrinhos, e também a mais pesquisada e investigada por inúmeros estudiosos.

1.    Dois dias depois do natal, fui visitar meu amigo Sherlock Holmes. Encontrei-o sentado no sofá, de roupão, cachimbo na mão, um punhado de jornais. A seu lado um chapéu bastante gasto, com alguns rasgões. No assento da cadeira vi uma lente de aumento e uma pinça, indicando que o chapéu havia sido suspenso e examinado.

Fonte: Texto e exerc. http://www.slideshare.net/karla_raphaella/avaliao-7-ano-paradidtico-1-gabarito-7495217- Acesso em 15/11/2013.

Analise os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I- O trecho é correspondente a um relato pessoal, pois o narrador está em primeira pessoa.
II- O trecho é correspondente a um relato pessoal, pois o narrador também é protagonista da história.
III- O trecho não é um relato pessoal, pois apesar de contar a história em primeira pessoa, o narrador não é protagonista.
IV- O protagonista da história é Sherlock Holmes.

(A) Apenas o item I está correto.
(B) Os itens III e IV estão corretos.
(C) Não há itens incorretos.
(D) Todos os itens estão corretos.
(E) Apenas o item III está correto.

Leia o texto e responda:

SHERLOCK HOLMES

O mestre da investigação

“Tenho uma profissão especial. Creio que sou o único do mundo. Sou um detetive que dá consultas. Aqui em Londres existem muitos detetives trabalhando para o governo e muitos trabalhando por conta própria. Quando eles têm dúvidas, vêm até mim e eu os coloco sempre na
pista certa...” estas são as palavras de Sherlock Holmes quando se apresenta ao doutor Watson, futuro companheiro de aventuras.
Sherlock Holmes, o mais famoso de todos os detetives, era capaz de descobrir quase tudo sobre uma pessoa apenas olhando-a rapidamente. Seria um mestre da adivinhação? Talvez. Mas também um perito na ciência da dedução. Pequenos detalhes nas roupas, na maneira de andar e olhar eram registrados pela mente astuta de Sherlock, que rapidamente tirava conclusões sobre a pessoa que estava diante dele.
Sempre acertava. Foi assim que conheceu seu melhor amigo e auxiliar, o doutor Watson. Sherlock observou Watson cuidadosamente e concluiu que ele era um médico que havia trabalhado no exército. Surpreso, Watson transformou-se em seu parceiro nas investigações. Fascinado por seu estranho amigo, Watson registrou suas melhores aventuras.

Sir Arthur Conan Doyle
Médico, escritor e detetive

Sir Arthur Conan Doyle nasceu na Escócia, em 1859. Estudou medicina e estabeleceu-se em Londres, na Inglaterra. Foi então que começou a escrever sobre o detetive Sherlock Holmes. As pessoas gostaram tanto de suas histórias que ele abandonou a carreira de médico e se tornou escritor. Foi também historiador, atleta, navegante, jornalista e detetive. Defendeu duas vítimas de falsas acusações, provando a inocência delas no tribunal mediante suas próprias investigações.

(Marcos Rey, Em Vice-Versa ao Contrário. Org.Heloísa Prieto. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1993.)


  1. Assinale a única informação incorreta, de acordo com o texto.

a) O famoso detetive Sherlock Holmes é, na verdade, um personagem fictício criado pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle.
b)Arthur Conan Doyle, personagem fictício criado por Sherlock Holmes, registrou as melhores
aventuras vividas com o famoso detetive.
c) Sherlock Holmes e Arthur Conan Doyle tinham em comum o fato de serem detetives.
d) Sherlock Holmes, em algumas ocasiões, auxiliava outros detetives em suas investigações.
e)Watson, parceiro de Sherlock Homes nas investigações, era tão fascinado pela inteligência do famoso detetive que acabou registrando suas melhores aventuras.

Leia e responda o que se pede:

  1. Ao afirmar “seria um mestre da adivinhação? Talvez. Mas também um perito na ciência da dedução” podemos concluir que:

a) Sherlock Holmes solucionava seus casos contando com a sorte que sempre o acompanhava em suas investigações.
b) Sherlock Holmes, durante as investigações, ignorava as pistas encontradas e procurava
solucionar os casos apenas tentando adivinhar o que se passava pela mente dos suspeitos.
c) Sherlock Holmes era muito habilidoso no uso do raciocínio durante o processo de investigação,
desde a busca de pistas até a solução do caso.
d) Sherlock Holmes se preocupava menos com o uso do raciocínio para desvendar os casos, do
que com a ciência da adivinhação.
e) Sherlock Holmes não valoriza a ciência da dedução como parte do processo de investigação.

  1. (Pref. SP/11 - adaptada) Leia o texto a seguir.

...das saudades que não tenho

Nasci com 57 anos. Meu pai me legou seus 34, vividos com duvidosos amores, desejos escondidos. Minha mãe me destinou seus 23, marcados com traições e perdas. Assim, somados, o que herdei foi a capacidade de associar amor ao sofrimento...
Morava numa cidade pequena do interior de Minas, enfeitada de rezas, procissões, novenas e pecados. Cidade com sabor de laranja-serra-d’água, onde minha solidão já pressentida era tomada pelo vigário, professora, padrinho, beata, como exemplo de perfeição.

Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/portugues/autobiografia-como-contar-a-sua-propria-vida.jhtm. Acesso em: 15/03/2011.

Esse texto tem a finalidade de

(A) descrever a vida amorosa de alguém.
(B) informar sobre a idade dos pais do autor.
(C) narrar um trecho da vida do autor do texto.
(D) não opinar sobre a vida em uma cidade pequena.
(E) extravasar a solidão de adolescente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...