terça-feira, 11 de julho de 2017

Exercicios

PROPAGANDA



Disponível em: <http://piadarts.blogspot.com/2009/02/redacao-minhas-ferias.html>. Acesso em 28/03/2011.
1.    Esse texto usa que tipo de linguagem? (0,5 pontos)

(    ) Linguagem verbal                                      (    ) Linguagem não verbal
(    ) Linguagem mista                                       (    ) Nenhuma delas

2.    Esse texto é: (0,5 pontos)

(       ) Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
(     ) Não - Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.

3.    Na ultima frase do poema “Estou começando a entender por que é que chamam a senhora de ‘tia’. Com esse seu papo-aranha, vai ficar para tia mesmo!”, nela se usa: (1 ponto)

(       ) Denotação: sentido real                             (      ) Conotação: sentido figurado
4.    Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: (3 pontos)

Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje...rsrsrsrs!!!
 
 O Sermão da montanha   (*versão para educadores*)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
 - “Em verdade, em verdade vos digo:
 Felizes os pobres de espírito, porque  deles é o reino dos céus.
 Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque  serão saciados. 
 Felizes os misericordiosos, porque eles...”
 Pedro o interrompeu:
 - Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
 André perguntou:
- É pra copiar?
 Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
 Bartolomeu quis saber:
 - Vai cair na prova?
 João levantou a mão:
 - Posso ir ao banheiro?
 Judas Iscariotes resmungou:
 - O que é que a gente vai ganhar com isso?
 Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
 Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
 Tiago Maior indagou:
 - Vai valer nota?
 Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
 Simão Zelote gritou, nervoso:
 - Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
  Mateus queixou-se:
 - Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
 Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado  nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
 - Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
 Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
 - Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...

a)      Quem é o Protagonista:________________________________________
b)      Quem é o Antagonista:_______________________ ou      (     ) não tem.
c)      Quem é o Coadjuvante: ______________________ ou       (     ) não tem.
d)      Quem é o Narrador:       (     ) Observador        ou                  (      ) Personagem
e)      Lugar: ______________________________________
f)       Tempo: (      ) Cronológico  - contado no relógio.             (    ) Psicológico – idéia de tempo.

5.    O primeiro texto em língua portuguesa foi a: (0,5 pontos)


(      ) Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós.
(      ) Cantiga da Tiazinha, de Luan Santana da Silva Taveirós.


6.    Os tipos de textos foram estudados em sala de aula. Pergunta-se: Qual o tipo de texto dessa propaganda (poético, injuntivo, argumentativo, narrativo, descritivo, informativo)? (1,5 pontos)


Disponível em: <http://blogdoscheinman.blogspot.com/2008/04/mensagens-subliminares-propaganda-e.html>. Acesso em 03/04/2011.


7.    Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: (3 pontos)

Autopsicografia
                                                         Fernando Pessoa

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Disponível em: <http://www.releituras.com/fpessoa_psicografia.asp>. Acesso em 27/03/2011.

a)    De o significado dos radicais que entram na composição do titulo do poema. O que ele nos sugere, relacionado que está ao caráter metalingüístico do texto?

b) Literatura é ficção, palavra originária do latim fictione, que significa simulação, fantasia. O texto literário cria uma nova realidade, baseada não só no mundo real, mas também na imaginação e criação do artista. Em que verso o eu lírico retoma esse conceito?

c)    Identifique no poema os versos que fazem referencia a dor verdadeira, a dor escrita e a dor lida.

d)    A partir da sua imaginação, o poeta constrói um texto que acaba por preencher os momentos de lazer dos leitores. Retire da ultima estrofe os substantivos que correspondem a esta ideia.