domingo, 23 de dezembro de 2012

Material de Literatura 2º ano



Romantismo – prosa

Início em 1844, com a obra A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, lançado a principio em folhetins, que eram capítulos lançados nos jornais. As obras desse período foram a que mais se transformaram em novelas de televisão.
Um novo público leitor aparece: as mocinhas, que sonham com seu príncipe encantado. E o final sempre é feliz.

Autores

·         Joaquim Manuel de Macedo – introduz o romance romântico

·         Bernardo Guimarães – um dos importantes autores

Escreveu: A escrava Isaura; O seminarista

·         Franklin Távora
Escreveu: O cabeleira

·         Visconde de Taunay
Escreveu Inocência.

·         José de Alencar – o principal autor

Sua obra é dividida em 4 grupos:

ü  Indianista: O guarani; Iracema e Ubiraja.
ü  Histórico: As minas de prata; A guerra dos mascates.
ü  Urbano: Cinco minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva, A pata da gazela, Sonhos d’ouro, Senhora e Encarnação.
ü  Regionalista: O gaúcho, O tronco do ipê, O sertanejo.

·         Manuel Antônio de Almeida
Escreveu: Memórias de um sargento de milícias.
























Realismo/Naturalismo

Início em 1881 com os livros “Memórias póstumas de Brás Cubas” (Realismo), de Machado de Assis e “O mulato” (Naturalismo), de Aluísio Azevedo.
Contexto Histórico
A segunda metade do século XIX se caracterizou pela consolidação do poder da burguesia e o crescimento do proletariado.
Se por um lado havia o progresso, representado pelo crescimento das cidades, pela instalação de fabricas, pela utilização de novas fontes de energia.
Surgem diversas teorias impulsionadas pelo avanço da ciência, como:

·         Teoria determinista (Taine)

·         Evolucionismo (Darwin)

·         Filosofia positivista (August Comte)

Características

·         Veracidade
·         Contemporaneidade
·         Retrato fiel das personagens
·         Gosto pelos detalhes específicos
·         Materialização do amor
·         Denúncia das injustiças sociais
·         Relação da causa x efeito
·         Linguagem próxima a realidade
·         Visão determinista e mecanicista do homem
·         Cientificismo
·         Personagens patológicas
·         Crítica social
·         Incorporação de termos científicos e profissionais

Autores

·         Eça de Queiros (Portugal) – o mais importante
Escreveu: O crime do padre Amaro, O primo Basílio, Os Maias, A ilustre casa de Ramires.
·         Antero de Quental

·         Cesário Verde

·         Machado de Assis (Brasil) – o mais importante
Escreveu: Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.

·         Aluísio Azevedo
Escreveu: O mulato, O cortiço e Casa de pensão.

·         Raul Pompéia
Escreveu: O ateneu







Parnasianismo

Início em 1882 com o livro “Fanfarras”, de Teófilo Dias.
O Parnasianismo visava a Arte pela arte, sem se preocupar com nada, sendo objetivo e alheio a realidade.
Eles pretendiam retomar os valores clássicos.
O Parnasianismo corresponde, na poesia, ao Realismo – Naturalismo na prosa.
O nome da escola literária teve sua origem em Paris e está ligado à publicação de antologias poéticas sob o título “Parnaso contemporâneo”, a partir de 1866, incluindo poemas dos precursores do movimento: Theophile Guatier, Leconte de Lisle, Theodore de Banville, Charles Baudelaire, além de alguns poetas.
O movimento retira seu nome do monte Parnassus, situado em lendária região da Grécia habitada por poetas, o que já revela o gosto parnasiano pela Antiguidade clássica.
Os três maiores escritores do movimento no Brasil são: Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Olavo Bilac, além de Vicente de Carvalho, Francisca Júlia e Bernardino Lopes.
Características
·         Impessoalidade e objetividade: evitando confissões sentimentais, os parnasianos sobrepunham a realidade exterior à interior, fazendo descrições objetivas de cenas e coisas, numa poesia pictórica, retratista, contrária a idealização romântica. Vasos, estátuas, elementos exóticos, históricos, filosóficos, arqueológicos e mitológicos serviram como temas de seus poemas.
·         Visão carnal da mulher: ao contrário dos românticos, que descreviam a mulher idealizada, como virgem, anjo, entre lágrimas e suspiros, os parnasianos a viam como fêmea desejada e sadia.
·         Arte pela arte: conforme o poema de Bilac, “a Beleza (é)
·         Culto da forma


Autores

·         Olavo Bilac – o principal
·         Raimundo Correia
·         Alberto de Oliveira









Simbolismo

Início em 1893, com os livros “Missal” e “Broqueis”, de Cruz e Sousa.
A visão materialista fica em segundo plano, dando margem a visão espiritualizada das coisas.

Características

·         Expressão indireta de ideias e emoções
·         Expressividade sonora: a musicalidade
·         Subjetivismo profundo
·         Misticismo e espiritualismo


Autores


·         Cruz e Sousa

·         Alphonsus de Guimaraens





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