sábado, 22 de dezembro de 2012

Projeto Político Pedagógico da Escola PHB





PROJETO
 POLÍTICO
PEDAGÓGICO


Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira
Rua: Caetano Filgueiras, s/n, Torre.
João Pessoa – PB
CEP: 58040-400





Ação: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Objetivos
Desenvolver todas as ações que propõe o Projeto Político Pedagógico, criando novas possibilidades para a prática pedagógica.
Metas
Atender as necessidades da escola de acordo com o que contém o projeto, sensibilizando e despertando o interesse de todos.

Séries abrangidas

7º ao 9º anos do ensino fundamental
1ª a 3ª série do ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Valorização do Docente

Objetivos
Favorecer a leitura, compartilhando o trabalho coletivo de modo que possam servir de instrumentos para aplicação dos PCN do Ensino Fundamental e Médio.
Criar espaço de aprendizagem coletiva, inserindo a formação de grupos de estudos, trocando experiências que serão valiosas no trabalho em sala de aula.
Intensificar o gosto pela construção coletiva do conhecimento pedagógico, favorecendo o desempenho pessoal e profissional dos professores.
Estimular o uso de recursos materiais, produzidos pelos professores e alunos, relacionados aos PCN.

Metas
Identificar nos referenciais teóricos dos PCN, conteúdos que possam servir de instrumento para o desenvolvimento profissional dos professores.
Incentivo à prática de encontros para estudos, trocas de experiências, elaborar material didático par ao bom desempenho do trabalho coletivo.
Estimular a fornecer informação, refletindo sobre o papel da escola em relação a proposta da ação continuada apresentada pelos PCN.
Metas de serviço social, orientação educacional, relacionados aos PCN.

Vídeo Escola

Objetivos
Propor aos alunos a oportunidade de aprendizagem através do vídeo escola, atingindo seu propósito maior de fazê-lo crescer como cidadão.
Familiarizar-se com o programa de TV, a fim de desenvolver o crescimento geral dos alunos.
Utilizar o vídeo em datas comemorativas.
Implantar a TV escola, adaptando-se aos conteúdos das disciplinas, tornando um instrumento de apoio as atividades em sala de aula.

Metas
Auxiliar o professor, ajudando-o a organizar-se de maneira eficaz, concentrando seus esforços em recursos para promover a melhoria do desempenho do aluno.
Dar condições para que o professor mantenha o conhecimento antecipado do conteúdo apresentado em vídeo.

Laboratório de Informática

Objetivos
Proporcionar aos alunos aprendizagem através da informática.
Disseminar o uso do microcomputador como recurso didático, proporcionando aulas mais dinâmicas.
Levar a informática, enquanto meio auxiliar do processo ensino-aprendizagem, com programas educativos de apoio as disciplinas curriculares.

Metas
Capacitar professores para desempenharem o papel de condutores, oferecendo acesso as novas tecnologias.
Capacitar alunos monitores para auxiliar nas aulas de informática.


Semana Esportiva e Cultural

Responsáveis: Equipe Técnica, Professores e alunos.

Objetivos
Elevar o nível de desempenho de professores e alunos
Implantar uma nova dinâmica de aprendizagem.
Recuperar os alunos com deficiência nos conteúdos através de atividades práticas.
Proporcionar ao educando oportunidade de exteriorizar seus valores.

Metas
Envolver os professores em procedimentos e técnicas, tendo em vista incentivar o aluno no trabalho prático.
Desenvolver a capacidade criativa do educando, associando a teoria à prática.
Promover a integração da escola com a comunidade.
Incentivar as práticas esportivas.

Programa de Leitura

Objetivos
Incentivar o gosto e o prazer de ler, conscientizando sobre sua importância enquanto instrumento efetivo para a cidadania.
Desenvolver junto a comunidade escolar, uma consciência da leitura para a democratização da leitura.
Conscientizar sobre a importância do hábito da leiutra, para melhoria de qualidade do ensino.
Proporcionar novas alternativas, metodologias com diferentes linguagens para a democratização da leitura.

Metas
Promover círculo de leitura, envolvendo o corpo docente e discente.
Realizar oficinas pedagógicas com finalidade de atualizar os conteúdos com novas metodologias.
Realizar eventos sócio-culturais.
Comemorar as datas cívicas.
Expor trabalhos realizados pelos alunos.



CONCLUSÃO

Em toda instituição, o trabalho coletivo faz o diferencial, uma vez que, ao desenvolvermos na prática tal característica, minimizamos as dificuldades operacionais do processo ensino-aprendizagem. Podemos assim dizer que este tipo de trabalho, oportuniza o aluno a realizar as atividades que ensinam a absorver os conteúdos em diferentes situações, contribuindo na formação da cidadania e do desenvolvimento de habilidades, tais como: compreender, analisar, interpretar, criar e relatar experiências.