domingo, 23 de dezembro de 2012

Questões sobre Trovadorismo


Trovadorismo


O batismo de Cristo, de Giotto.

Perguntar-vos quero por Deus
D. Dinis

Perguntar-vos quero por Deus
Senhor fremosa, que vos fez
mesurada e de bon prez,
que pecados foron os meus
     que nunca tevestes por ben
     de nunca mi fazerdes ben.

Pero sempre vos soub'amar
des aquel dia que vos vi,
mays que os meus olhos en mi,
e assy o quis Deus guisar,
     que nunca tevestes por ben
     de nunca mi fazerdes ben.

Des que vos vi, sempr'o maior
ben que vos podia querer
vos quigi, a todo meu poder,
e pero quis Nostro Senhor
     que nunca tevestes por ben
     de nunca mi fazerdes ben.

Mays, senhor, ainda con ben
se cobraria ben por ben.

Observe a cena abaixo retirada de um afresco de Ambrolio Lorenzetti e que foi encomendado para decorar uma das salas do Palazzo Publico, em Siena, na Itália. O objetivo era mostrar “Os efeitos de um bom governo”. Marque a resposta correta ao que se pede.

1.   Que cena foi retratada no afresco de Ambrolio Lorenzetti e onde ela acontece: (1 ponto)

a)   O conjunto de muitas igrejas, a presença de muitos animais selvagens em espaços públicos, o individualismo entre as pessoas.
b)   O conjunto de muitos botecos, a presença de muitos animais em espaço privado, o mercantilismo.
c)   O conjunto de edificações, a presença de muitas pessoas em espaços públicos, a interação entre as pessoas.
d)   O conjunto arquitetônico da cidade de João Pessoa, na idade medieval, em que as pessoas comercializavam em Mangabeira, entre muitos animais.

2.   No afresco, não há qualquer referencia à religião. O que essa ausência sugere em relação à perspectiva teocêntrica medieval e ao papel do ser humano na construção do próprio destino: (1 ponto)

a)   Sugere um constante comodismo por parte da população que está satisfeita com tudo, com as compras, com as edificações etc.
b)   Sugere um temor a Deus através de suas roupas, uma vez que todas estão bem vestidas e representam a visão da época medieval.
c)   Sugere uma mudança. Na perspectiva teocêntrica medieval, todas as conquistas humanas são dádivas de Deus. Por esse motivo, as obras de arte do período procuravam trazer sempre elementos relacionados a subordinação do ser humano a  Deus. Quando Lorenzetti retrata a vida em uma cidade e as atividades normais nelas desenvolvidas por pessoas comuns, começa a atribuir um importante papel para o ser humano na condução da própria vida, sugerindo que nem tudo depende de Deus.
d)   Sugere a vida campestre advinda do meio rural para a cidade, em que se tem muitos animais e produtos industrializados.

3.   Observe o texto abaixo e responda, pois na conhecida música/texto “Abandonada”, de Fafá de Belém se parece com as cantigas trovadorescas (estudadas em sala de aula) que foram as primeiras produções literárias da época e se dividiam em 4. Marque a única opção em que a música/texto “Abandonada” se encaixa: (2 pontos)

Abandonada por você/ Apaixonada por você/ Eu vejo o vento te levar/ Mas tenho estrelas prá sonhar/ E ainda te espero todo dia...

a)     Cantigas de Amor: eu lírico é masculino que sofre por amor.
b)    Cantigas de Escárnio: ataque satírico indireto, não citando o nome da pessoa.
c)     Cantigas de Amigo: eu lírico é feminino que sofre por amor.
d)    Cantigas de Maldizer: ataque satírico direto, citando o nome da pessoa.
e)     Cantigas de Malmequer: em que se brinca com as crianças.
                                      
 As questões seguintes tomam por base uma cantiga do trovador galego Airas Nunes, de Santiago (século XIII) e o poema “Confessor medieval”, de Cecília Meireles (1901 – 1964). Leia os textos abaixo e marque a opção correta

Cantiga
Bailemos nós já todas três, ai amigas,
So aquestas (estes) avelaneiras (avelã) frolidas (floridas),
E quem for velida (formosa), como nós, velidas,
Se amigo amar,
So aquestas avelaneiras frolidas
Bailemos nós já todas três, ai irmanas,
So aqueste rumo destas avelanas,
E quem for louçana (formosa), como nós, louçanas,
Se amigo amar,
So aqueste ramo destas avelanas
Verrá (virá) bailar.
Por Deus, ai amigas, mentr’al (enquanto outras coisas) non (não) fazemos,
So aqueste ramo frolido bailemos,
E quem bem parecer, como nós parecemos,
Se amigo amar,
So aqueste ramo so lo que bailemos
Verrá bailar.


1960
Irias bailar com teu amigo,
Se ele não te dera saia de sirgo (seda)?
Se te dera apenas um anel de vidro
Iria com ele por sombra e perigo?
Irias à baila sem teu amigo,
Se ele não pudesse ir bailar contigo?
Iria com ele se te houvessem dito
Que o amigo que amavas é teu inimigo?
Sem flor no peito, sem saia de sirgo,
Irias sem ele, e sem anel de vidro?
Irias à baila, já sem teu amigo,
E sem nenhum suspiro?


4.   Tanto na cantiga como no poema de Cecília, verificam-se diferentes personagens: um eu-lírico, que assume a palavra, e um interlocutor ou interlocutores a quem se dirige.  Marque a opção correta quanto ao que se pede: (1 ponto)

a)   Na cantiga, o eu-lírico se dirige a duas senhoras idosas que são chamadas ora de amigas ora de primas, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor ou confidente que se dirige a uma moça apaixonada.
b)   Na cantiga, o eu-lírico se dirige a dois políticos que são chamadas ora de amigos ora de irmãos, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor ou confidente que se dirige a uma moça apaixonada.
c)   Na cantiga, o eu-lírico se dirige a duas professoras que são chamadas ora de amigas ora de doutoras, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor ou confidente que se dirige a uma moça apaixonada.
d)   Na cantiga, o eu-lírico se dirige a duas moças que são chamadas ora de amigas ora de irmãs, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor ou confidente que se dirige a uma moça apaixonada.
e)   Na cantiga, o eu-lírico se dirige a duas crianças que são chamadas ora de amigas ora de vizinhas, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor ou confidente que se dirige a um moço apaixonado.

5.   As cantigas focalizam temas amorosos apresentados em dois gêneros na poesia trovadoresca: as cantigas de amor e de amigo. Que tipo de cantigas são as do texto lido? (1 ponto)

a)   Cantigas de Amor: eu lírico é masculino que sofre por amor.
b)   Cantigas de Escárnio: ataque satírico indireto, não citando o nome da pessoa.
c)   Cantigas de Maldizer: ataque satírico direto, citando o nome da pessoa.
d)   Cantigas de Amigo: eu lírico é feminino que sofre por amor.
e)   Cantigas de Malmequer: em que se brinca com as crianças.
Leia o texto abaixo sobre “A farsa de Inês Pereira” e relembre o vídeo visto em sala de aula em que a peça foi escrita por Gil Vicente e responda as questões abaixo:

Andar! Pero Marques seja!
Quero tomar por esposo
Quem se tenha por ditoso
De cada vez que me veja.
Meu desejo eu retempero:
Asno que me leve quero,
Não cavalo valentão:
Antes lembre que leão,
Antes lavrador que Nero.



6.   Sobre a Farsa de Inês Pereira, é correto afirmar que é um texto de natureza: (2,5 pontos)

a)   Didático-moralizante, do Barroco português, no qual as contradições humanas entre a vida terrena e a espiritual são apresentadas a partir dos casamentos complicados de Inês Pereira.
b)   Religiosa, pertencente ao Renascimento português, no qual se delineia o papel moralizante, com vistas à transformação do homem, a partir das situações embaraçosas vividas por Inês Pereira.
c)   Reformadora, do Renascimento português, com forte apelo religioso, pois se apresenta a religião como forma de orientar e salvar as pessoas pecadoras.
d)   Satírica, pertencente ao Humanismo português, em que se ridiculariza a ascensão social de Inês Pereira por meio de um casamento de conveniências (toma lá, dá cá).
e)   Cômica, pertencente ao Humanismo português, no qual Gil Vicente, de formal sutil e irônica, critica sociedade mercantil emergente, que prioriza valores essencialmente materialistas.

7.   Os versos em destaque no texto equivalem a: (0,5 ponto)

a)   Convém asno a que me leve de que cavalo fraco.
b)   Prefiro mais asno que me leve a cavalo pangaré.
c)   Prefiro asno que me leve a cavalo que me derrube.
d)   É preferível asno que me leve do que cavalo.
e)   O cavalo de João Marques me levou para casa.
Observe a pintura abaixo de Ticiano, que representa o encontro entre Baco (em cima da carruagem puxada por dois leopardos), o deus romano do vinho e Ariadne, a filha do rei Minos, de Creta, por quem o deus se apaixonou à primeira vista.
As pinturas renascentistas/classicistas se caracterizavam pela composição equilibrada e harmoniosa da cena. Trace duas linhas diagonais ligando os cantos opostos do quadro dado e responda: Sobre que figura essas duas linhas se cruzam: (1 ponto)
a)   Baco, deus do vinho e que sua carruagem é puxada por guepardos/leopardos.
b)   Ariadne, a filha do rei Minos, de Creta.
c)   Laocoonte, que morreu em um ataque de serpentes marinhas
d)   Ticiano, o pintor da tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...