sábado, 22 de dezembro de 2012

Prova Final


8º ano - (Final)
Antigamente
Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio.
E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passava a manta e azulava, dando às de vila-diogo.
Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar a fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas, e até em calças pardas; não admira que dessem com os burros n'água.
Havia os que tomavam chá em criança, e, ao visitarem família da maior consideração, sabiam cuspir dentro da escarradeira. Se mandavam seus respeitos a alguém, o portador garantia-lhes: "Farei presente".
Outros, ao cruzarem com um sacerdote, tiravam o chapéu, exclamando: "Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo", ao que o Reverendíssimo correspondia:
"Para sempre seja louvado". E os eruditos, se alguém espirrava - sinal de defluxo - eram impelidos a exortar: "Dominus tecum". Embora sem saber da missa a metade, os presunçosos queriam ensinar padre-nosso ao vigário, e com isso metiam a mão em cumbuca. Era natural que com eles se perdesse a tramontana. A pessoa cheia de melindres ficava sentida com a desfeita que lhe faziam, quando, por exemplo, insinuavam que seu filho era artioso. Verdade seja que às vezes os meninos eram mesmo encapetados; chegavam a pitar escondido, atrás da igreja. As meninas, não: verdadeiros cromos, umas tetéias.
(...)
Mas isso tudo era antigamente, isto é, outrora.
Carlos Drummond de Andrade
1.    Pela leitura do texto, podemos notar que o autor:

A) utiliza um vocabulário próprio da época que pretende retratar, resgatando uma sociedade em seus hábitos e costumes.
B) procura transcrever objetivamente todos os aspectos que caracterizam uma sociedade num determinado tempo.
C) utiliza expressões pouco comuns ao nosso tempo de uma forma proposital, tentando confundir o leitor.
D) expressa seu saudosismo de maneira irônica, fazendo uso da linguagem para criticar uma sociedade distante no tempo daquela em que vivemos.

2.    Localize à direita o significado das expressões do texto que estão relacionadas à esquerda e faça a exata correspondência numérica.

( 1 ) tirar o cavalo da chuva                   (      ) aniversariar
( 2 ) tirar o pai da forca                          (      ) desconhecer
( 3 ) sem saber da missa a metade       (      ) desistir
( 4 ) meter a mão em cumbuca             (      ) estar com pressa
( 5 ) completar primaveras                     (      ) atrapalhar-se

A) 5 - 3 - 1 - 2 - 4
B) 3 - 1 - 2 - 5 - 4
C) 4 - 2 - 3 - 1 - 5
D) 3 - 5 - 2 - 4 – 1

Leia o texto abaixo e responda

http://fotos.sapo.pt/joaotunes/pic/000ar146

Disponível em: <http://agualisa6.blogs.sapo.pt/75473.html>. Acesso em 16 de dez de 2012.
Anúncio publicitário  é um texto persuasivo formado, em geral, por imagem e texto, com o objetivo de promover um produto, atitude ou ideia e estimular sua venda ou aceitação.


3.    Nesse anúncio publicitário, a sua finalidade é:

(A) propor mudanças políticas.           (B) refutar um argumento.
(C) advertir as pessoas.                      (D) trazer uma informação ecológica.
(E) orientar procedimentos médicos.

4.    Qual é o público alvo desse anúncio?

(    ) Todas as pessoas que valorizam viajar de avião.
(    ) As crianças que não gostam de estudar.
(    ) Todas os motoristas.

5.    CIRCULE no anúncio publicitário a logomarca/logotipo.

Leia o Roteiro dramático que é um texto escrito para ser representado no teatro, no cinema ou na televisão. Apresenta o discurso direto (diálogos) e as rubricas como principais características estruturais. Agora responda a questão. Observação: não absorva alguns erros de gramática no texto.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4PHaHuPyWBE4-PNova-e88FdJR0ssGCXWofu86QRzVR09Qw-7k7vORSCCktlpYn4aHiWbGb5VV9vO9-LDdfcPWGTkcDfm1-XpI_mHDWyHtMvvB00SIvPsW3h0tm8Ux8XL3AwNPuRs1p-a/s640/img020.jpg

6.    O texto teatral apresenta, em geral, os mesmos elementos básicos do texto narrativo: fatos, personagens, tempo e lugar. Quem são os personagens e quais são os fatos?
______________________________________________________________________________________________________________________________
A Carta do eleitor é um gênero textual em que o leitor expressa sua opinião sobre textos publicados em jornais ou revistas, com intenção argumentativa.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizJZGjynNDddSX5xDswRa9S0kF_ScJjR3WM3TrObhXKHxHqqDLKFSHT3k9v2b5V4S9EpuoAu2rLfjdvAn4FqTJojRWqMwvekqblbXgkYEmJELYZo1feD0EvgrvUt52AE8cmQGTbaULbOuA/s1600/06dejulho_Carta.JPG
Disponível em: <http://blogdoprofessorpc.blogspot.com.br/2009/01/como-atrair-novos-leitores-para-os.html>. Acesso em 26 de novembro de 2012.

7.    Remetente de uma carta é quem a envia:

a)    O remetente é Ombudsman (crítico de jornal), pois é ele fala sobre atraso de ônibus.
b)    O remetente é Angela Crispim que conta sua revolta sobre os ônibus.
c)    O remetente é o pai e mãe de Angela que são donos de empresas de ônibus.
d)    O remetente é a amiga do Ombudsman que veio de ônibus para a cidade.

8.    O destinatário de uma carta é aquele que a recebe:

a)    O destinatário é o jornal, que colocou a carta do leitor para este desabafar sobre ônibus.
b)    O destinatário é Angela que conta sua revolta sobre os ônibus.
c)    O destinatário é o pai e mãe de Angela, que donos de empresas de ônibus.
d)    O destinatário é a amiga de Angela, esposa de editor do jornal, prima de terceiro grau do Ombudsman que foi para a Bica de ônibus.

Veja o texto verbal e não verbal e responda: (Obs. Não é necessário ler)
http://3.bp.blogspot.com/_FnI5dmpQRck/TQdn3HqxtvI/AAAAAAAANMc/iGHJd5taJ9A/s1600/infografico_redessociais_1.gif
  Disponível em: <http://andafter.org/publicacoes/infograficos-arte-informacao-e-diagramacao_782.html>. Acesso em: 19 de novembro de 2011.
9.    Esse texto é um:

a)    (     ) Crítica de arte é um texto argumentativo cujo objetivo é informar o leitor e levá-lo a refletir sobre aspectos mais amplos de objetivos culturais. Difere-se da resenha crítica, pois esta se refere a apenas um determinado livro, filme etc. Também é diferente do artigo de opinião, porque este discute uma questão polêmica de interesse social não apenas artístico. A crítica de arte é um gênero de texto comumente encontrado em suplementos culturais de jornais e revistas.
b)    (     ) Infográfico  é um texto que utiliza as linguagens verbais e não verbal para expor informações.                                              

10.  Escolha um dos temas dados abaixo e faça um comentário em, no mínimo, 15 linhas. Não use: gírias, linguagem da internet (internetês), ditado popular. Respeite a margem da folha.

1.    O desafio de se conviver com a diferença
2.    O que posso fazer para melhorar minha cidade.
3.       Como agir em relação a violência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...