sábado, 22 de dezembro de 2012

Prova Final


9º ano (Literatura) - Final

Veja a tela abaixo de Jean François Millet, denominada As respigadeiras.

Disponível em: <http://julirossi.blogspot.com/2008/07/realismo.html>. Acesso em: 09/08/2011.

1.    A pintura de Millet é considerada social, porque denuncia a injustiça e a desigualdade. Como se percebe essa característica nessa tela?


2.    Até mesmo no seu passado no campo, Millet costumava demonstrar respeito e reverência pelo trabalho rural. Nesse quadro, o pintor mostrou respeito ao trabalho das respigadeiras. Como isso ocorre?


Leia o texto abaixo e responda

http://fotos.sapo.pt/joaotunes/pic/000ar146

Disponível em: <http://agualisa6.blogs.sapo.pt/75473.html>. Acesso em 16 de dez de 2012.
Anúncio publicitário  é um texto persuasivo formado, em geral, por imagem e texto, com o objetivo de promover um produto, atitude ou ideia e estimular sua venda ou aceitação.


3.    Nesse anúncio publicitário, a sua finalidade é:

(A) propor mudanças políticas.           (B) refutar um argumento.
(C) advertir as pessoas.                      (D) trazer uma informação ecológica.
(E) orientar procedimentos médicos.


4.    Qual é o público alvo desse anúncio?

(    ) Todas as pessoas que valorizam viajar de avião.
(    ) As crianças que não gostam de estudar.
(    ) Todas os motoristas.

5.    CIRCULE no anúncio publicitário a logomarca/logotipo.


Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:

O Fim do Meu Universo Azul

Eu já estava quase em casa depois de uma longe e perigosa viagem marítima. Dois dias antes, uma amiga e eu tínhamos sido perseguidas por pessoas com arpões. Minha amiga foi morta, mas eu escapei enquanto ela era colocada no barco. Um dos arpões perfurou minha nadadeira, uma dolorosa lembrança da perda de minha companheira. Apesar da dor, consegui nadar bem rápido para chegar logo em casa.
            Fui tomada por profunda depressão ao atingir o lugar onde nasci e ver o estado deplorável de meu recife de coral favorito. Aquela tinha sido a mais bela formação de coral que eu tinha visto em todos aqueles anos de viagem. Agora a área estava cheia de corais quebrados e sem cor espalhados por toda parte. Havia latas e lixo enroscados no recife. O jardim da minha memória achava-se em ruínas.
            Enquanto observava essas mudanças, só vi o que estava na minha frente tarde demais: uma rede! Tentei lutar para me soltar, mas fui puxada violentamente para a superfície. Uns homens tiraram-me da água, penduraram-me num gancho e me cutucaram com ferramentas. Depois disso, eles tiveram uma atitude bastante esquisita: devolveram-me à água. O medo e o cansaço que sentia eram quase insuportáveis, mas continuei lutando. Ao chegar no alto da praia pude ver o rastro de sangue atrás de mim. Tinha me cortado, com caco de vidro que estava na areia.
            Vagarosamente, cavei um buraco profundo. Pus meus ovos, descansei um pouco e voltei para o mar. A vida de meus filhotes iria ser difícil nos decadentes mares do mundo, mas nossa espécie continuaria. Cheguei à beirada da água e fui coberta por ondas de espuma branca. Sentindo-me fraca por causa da perda de sangue, tive a impressão de estar sendo sufocada. Havia alguma coisa cobrindo minha cabeça. Era um saco de plástico! Eu já não tinha mais energia para me livrar dele. Quando meu pulso diminuiu, os olhos fecharam-se na escuridão.

                                               Pachamama – Missão Terra 2: ações para salvar o Planeta. Escrito por crianças e jovens de todo o mundo. São Paulo: Melhoramentos, 2005.

Disponível em: <http://priscilamajopoemas.blogspot.com/2010/10/o-fim-do-meu-universo-azul-relatos-de.html>. Acesso em: 26 de nov de 2011.

6.    A historia lida é contada por um animal já morto. É claro que os animais não contam historias, menos ainda depois de mortos. Trata-se de uma ficção. Qual animal narra os fatos no texto?


7.    Como o narrador conta experiências vividas por ele mesmo, dizemos que o texto é um relato pessoal. Nesse caso, um relato pessoal ficcional. Em que pessoa são narrados os fatos?  É narrador observador ou narrador personagem?



Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

Feliz Dia do Orgulho Nerd pra gente!! Comemorado dia 25 de maio.

http://super.abril.com.br/blogs/nerdices/files/2010/05/manifesto-nerd.jpg





E é por essas e outras isso que eu digo: nunca duvidem que nós, nerds, vamos conquistar o mundo. Afinal, essa é a décima regra. Tremei, meus amigos.




8.    O narrador desse texto é personagem ou observador? Justifique.

9.    O que significa ser nerd?


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...