sábado, 22 de dezembro de 2012

Plano de Curso


Plano de Curso
Área de Estudo: Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa.
Professor: Marconildo Viegas
Série: 1º ano
Ementa
O uso de diversas linguagens e de todos os tipos de leituras se faz necessário para o mundo competitivo que nos cerca.

Objetivo geral
Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de que o mesmo seja capaz de relacionar-se com o mundo que o cerca, habilitando-o a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.

Objetivos específicos
Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na frase;
Distinguir a linguagem literária e não literária;
Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;
Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático;
Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos literários no Brasil e em Portugal;
Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase;
Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura brasileira e portuguesa;
Analisar a coerência e a coesão;
Reconhecer os tipos de redação;
Separar as sílabas corretamente na translineação;
Identificar e classificar os elementos estruturais do vocábulo;
Reconhecer os processos de formação de palavras;
Flexionar corretamente nomes e verbos;
Distinguir as diversas classes de palavras, considerando seu emprego nas frases;
Usar adequadamente os sinais de pontuação;

Conteúdo Programático
1º bimestre

Linguagem verbal e Linguagem não verbal;
Denotação e Conotação
Variação lingüística
Intertextualidade, paródia e paráfrase
Discurso direto e Discurso indireto
Literatura de cordel
Metrificação, escansão ou versificação
Funções da linguagem
Figuras de linguagem
Texto literário e não literário

2º bimestre

Figuras de Linguagem
Gêneros literários
Texto narrativo
Metrificação
Classicismo


3º bimestre

Primeiras visões de Brasil
Quinhentismo
Barroco em Portugal
As manifestações do Barroco no Brasil (continuação)

4º bimestre

Arcadismo em Portugal
Arcadismo no Brasil

Procedimentos metodológicos

Aula expositiva
Aula explicativa
Dinâmicas
Aulas teóricas
Exposições
Seminários

Recursos didáticos

Biblioteca
Internet
CDs
Livro didático
Livro paradidático
Folhetos de cordel
Vídeos
Dicionários
Quadro-negro

Avaliação

Provas escritas
Seminários
Resenhas críticas
Participação
Trabalho de pesquisa

Referências bibliográficas
LAUAR, Leila. Sistema Uno Modular. São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...