domingo, 22 de junho de 2014

A disciplina do amor



PROVA FINAL

Bimestre
Professor
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina
Língua Portuguesa e Produção Textual
Série:

9º ano
Turma

Única
Turno

Matutino
Data

____/____/2013
Aluno (a):

·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          Marque UMA ÚNICA OPÇÃO. Outras marcações anulam a questão.
·          Não use corretivo;
·          Use somente caneta PRETA ou AZUL.






1.Indique a única sequencia em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) fanatizar - analizar - frizar.                           b) fanatisar - paralizar - frisar.
c) banalizar - analisar - paralisar.                    d) realisar - analisar - paralizar.
e) utilizar - canalisar - vasamento.

2.Em: O Prefeito ratificou o Decreto e O Prefeito retificou o Decreto, as palavras sublinhadas podem ser substituídas, sem que haja perda de sentido, por, respectivamente:

a) modificou / publicou                                           b) escolheu / saudou
c) anunciou / arquivou                                           d) apresentou / incorporou
e) confirmou / corrigiu

3.Complete as lacunas, com a expressão necessária, que consta nos parênteses:

É necessário ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”

a) segar – buxo – chá;                                    b) segar – bucho – xá;
c) cegar – buxo – xá;                                      d) cegar – bucha – chá;
e) segar – bucha – xá.

4.Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau):

“Pedro e João ____ entraram em casa, perceberam que as coisas não iam bem,pois sua irmã caçula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com os primos e a tia.”

a) mau - mal - mais - mas;                          b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mais;                          d) mal - mau -mas - mas;
e) mau - mau - mas - mais.

5. Complete as lacunas com (estada / estadia /onde / aonde):

“_______ quer que eu me hospede, procuro logo saber o preço da _______, quanto custa a _______de um carro alugado, bem como _______ se possa ir à noite.”

a) aonde – estadia – estada – onde;                  b) onde – estada – estadia – aonde;
c) onde – estadia – estada – aonde;                  d) aonde – estada – estadia – onde;
e) onde – estadia – estadia – aonde.

6.Em “Restam apenas 7% da mata que havia na época do descobrimento” há uma oração

a) adjetiva explicativa.                                                b) adjetiva restritiva.
c) coordenada explicativa.                                         d) coordenada conclusiva.
e) coordenada assindética.

7.Assinale a frase com erro de colocação pronominal:

a) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.
b) Com muito prazer, se soubesse, explicaria - lhe tudo
c) João tem - se interessado por suas novas atividades
d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito

8. Leia os dois fragmentos abaixo e assinale a premissa maior que resulta desses fragmentos.

I- Os portugueses nascem em Portugal.
II- Portugal fica na Europa.

a) Todo europeu é um português.
b) Todo português é um europeu.
c) Todo europeu é europeu, e todo português é português.
d) Só é europeu quem nasce em Portugal.
e) Só é português quem nasce na Europa.
9. Deus não fala comigo, e eu sei que Ele me escuta.” O conectivo “e” pode ser substituído, sem contrariar o sentido, por:

a) ou.        b) nada          c) no entanto            d) porquanto              e) nem

Leia o texto abaixo e faça o que se pede, observando o filme “Sempre ao seu lado”.

                                           A disciplina do amor

Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.


10.O trecho do texto que explicita o fato que desencadeia a história é

(A) ”Foi na França, durante a segunda grande guerra”.
(B) “[...] as pessoas foram se esquecendo do jovem [...]”
(C) “Um jovem tinha um cachorro [...]”
(D) “[...] Continuou a ir diariamente até a esquina[...]”

11.A leitura do texto permite traçar um perfil acerca do cachorro. A única palavra inadequada para descrever a postura do animal em relação a seu dono é

(A) displicência.   (B) lealdade.       (C) disciplina.       (D) compromisso.
                             
12.Assinale a alternativa que contém a frase que melhor demonstra que o cachorro morreu fiel a seu dono.

a) “... até chegar o dia seguinte”. (linha10)
b) “Continuou a ir diariamente até a esquina...” (l. 8)
c) “... ele disparava para o compromisso assumido ...” (l. 13 e14)
d) “Só o cachorro já velhíssimo continuou a esperá-lo na sua esquina”. (l. 16 e 17)
e) “... o focinho voltado para aquela direção.” (l. 18 e 19)


13.“Festinha”, nesse contexto, significa:

a) solenidade.              b) brincadeira alegre.         c) reunião divertida.
d) reunião de amigos.   e) pequena comemoração.



14. “... o focinho voltado para aquela direção” (l. 18 e 19). A palavra destacada refere-se

a) à esquina.        b) à praça da vila.   c) ao lugar onde trabalhava o jovem.
d) à vila onde morava o jovem.           e) ao lugar onde aconteceu a guerra.



15. Em “o prefeito deferiu o requerimento do contribuinte”, o termo grifado poderia perfeitamente ser substituído por:

a) apreciou;             b) arquivou;              c) despachou favoravelmente;
d) invalidou;            e) despachou negativamente.



16.O texto abaixo foi vinculado pela internet, leia e faça o que se pede:

Presada Cenhora,

Quero candidatarme pra o lugar de auçiliar de iscritório que vi no jornau. Eu teclo muito de pressa con um dedo e fasso contas ben.
Axo que sou bom ao tefone  em bora  seija uma peçoa sem muito extudo.
O meu salario tá aberto há discução pra que a senhora possa ver o que mi pode pagar e a Cenhora axar qui eu meresso.
Pósso comessar imediatamente. Agradessido em avanso pela sua resposta.

Cinceramente,

José Machado Valente

PS : Como o meu currico é muinto piqueno, abaicho tem 1 foto minha.

Reescreva esse texto em linguagem formal, sem erro gramatical.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...