domingo, 22 de junho de 2014

Interpretação de texto



01. (Cescem) - "Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem" (Pero Vaz de Caminha). No texto, notamos: 

a) que Pero Vaz Caminha assume a atitude de um observador frio. 
b) que Caminha se empolga pelas coisas da terra. 
c) que o escritor descobriu águas-marinhas. 
d) Caminha apenas está atento ao que vê, desprezando o entusiasmo tão comum da época. 
e) nenhuma das anteriores.


Textos para as questões 02 a 05.

Texto 1: "Dali houvemos vista de homens que andavam pela praia, cerca de sete ou oito, segundo os navios pequenos disseram, porque chegaram primeiro. Ali lançamos os batéis e esquifes à água e vieram logo todos os capitães das naves a esta nau do Capitão-mor e ali conversaram. E o Capitão mandou no batel, a terra, Nicolau Coelho para ver aquele rio; e quando começou a ir para lá acudiram, à praia, homens, aos dois e aos três. Assim, quando o batel chegou à foz do rio estavam ali dezoito ou vinte homens, pardos, todos nus, sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos e suas setas. Vinham todos rijos para o batel e Nicolau Coelho fez-lhes sinal para que deixassem os arcos e eles os pousaram. Mas não pôde ter deles fala nem entendimento que aproveitasse porque o mar quebrava na costa."
Batel e esquife: barcos pequenos.

Texto 2:"Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, com uma alcatifa aos pés, por estrado, e bem vestido com um colar de ouro muito grande ao pescoço [...] Acenderam-se tochas e entraram; e não fizeram nenhuma menção de cortesia nem de falar ao Capitão nem a ninguém. Mas um deles viu o colar do Capitão e começou a acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como a dizer-nos que havia ouro em terra; e também viu um castiçal de prata e da mesma forma acenava para terra e para o castiçal como que havia, também, prata. Mostraram-lhe um papagaio pardo que o Capitão aqui traz; tomaram-no logo na mão e acenaram para terra, como que os havia ali; mostraram-lhe um carneiro e não fizeram caso dele; mostraram-lhe uma galinha e quase tiveram medo dela e não lhe queriam pôr a mão; e depois a pegaram como que espantados."
alcatifa: tapete grande para revestir o chão.

Texto 3: "De ponta a ponta é toda praia rasa, muito plana e bem formosa. Pelo sertão, pareceu-nos do mar muito grande, porque a estender a vista não podíamos ver senão terra e arvoredos, parecendo-nos terra muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro nem prata, nem nenhuma coisa de metal, nem de ferro; nem as vimos. Mas, a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados, como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Aguas são muitas e infindas. De tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem. Mas o melhor fruto que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente; e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar."

             (In: Cronistas e viajantes. São Paulo: Abril Educação, 1982. p. 12-23. Literatura Comentada.)


                Segundo Pêro Vaz de Caminha, Nicolau Coelho não conseguiu comunicar-se oralmente com os índios.

02. O que alegou como causa?

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03. Qual foi o verdadeiro motivo pelo qual a comunicação oral não se realizou?
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 Caminha descreve o primeiro encontro entre os índios e o capitão.

04. O que revela a postura do Capitão?
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05. Qual foi a reação dos índios e o que ela revela?
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06. (Fuvest) - Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o Quinhentismo: 
( ) A literatura de informação ressalta a importância do trabalho com o estilo, com a forma. 
( ) A atitude de Caminha em frente à terra recém-descoberta é de decepção e de repulsa pelo índio. 
( ) A produção informativa do Quinhentismo frente à terra tem maior valor histórico-documental que literário. 
( ) A exaltação ufanista (retrato, apenas, das coisas boas da terra) das virtudes da terra prestava-se, também, ao incentivo à imigração e aos investimentos da Europa na Colônia. OU seja, era uma forma de mostrar que a terra deveria ser habitada pelo povo europeu.
( ) A literatura dos viajantes é ocorrência exclusiva brasileira, não tendo nenhum similar em nenhuma outra parte do mundo. 

A sequência é: 

a) F, F, V, V, F              b) F, F, F, V, V             c) F, F, F, F, V              d) V, V, V, V, V            e) V, V, V, V, F


Texto para as questões 7 e 8.
Tratado Descritivo do Brasil em 1587

Capítulo XI
Em  que  se  declara  a  costa  da  baía  da
Traição até  Paraíba.

Do rio Camaratibe até a baía da Traição são duas léguas, a qual está em seis graus e  1/3,  onde  ancoram naus  francesas  e entram  dos  arrecifes  para  dentro.  Chama-se esta  baía pelo  gentio  potiguar Acajutibiró,  e  os  portugueses,  da  Traição,  por com  ela  matarem  uns poucos de castelhanos e portugueses que nesta costa se perderam. Nesta baía fazem cada ano os franceses  muito pau de  tinta e carregam  dele  muitas  naus.  Desta  baía  da  Traição  ao  rio Maguape são três léguas, o qual está em seis graus e meio. Do  rio de Maguape ao da Paraíba são cinco léguas (...); a este rio chamam - na carta de marear - de São Domingos, onde entram naus de 200 tonéis, e no rio de Maguape entram caravelas da costa; mas o rio de São Domingos se navega muito pela terra adentro, de onde ele  vem  de  bem longe. Tem este  rio um ilhéu da boca para dentro que lhe  faz duas barras, e pela que está da banda do norte entram caravelões que  navegam  por  entre a terra e os  arrecifes  até  Itamaracá  (...);  e  porque entravam  cada ano neste rio naus francesas a carregar o pau de tinta com que abatia o que ia para o Reino das mais capitanias por conta dos portugueses e porque o gentio potiguar andava mui levantado contra os moradores da capitania de  Itamaracá e Pernambuco, com o  favor dos  franceses, com os  quais fizeram  nessas  capitanias  grandes  danos,  queimando  engenhos  e  outras  muitas  fazendas,  em que mataram muitos homens e escravos; (...)

SOUSA, Gabriel Soares de. Tratado descritivo do Brasil em 1587. 4 ed., São Paulo: Companhia Ed. Nacional; EDUSP, 1971, p. 52.
 

rio Camaratibe = rio Camaratuba
rio Maguape = rio Mamanguape
carta  de marear  = carta  de navegação
abatia = diminuia
mui levantado = muito rebelde

7. Pertencente à produção cultural do Quinhentismo brasileiro, o texto de Gabriel Soares de Souza:

I . faz parte da chamada literatura de informação, por ter como objetivo primeiro transmitir  aos governantes portugueses notícias acerca das terras descobertas.
II . já reflete um modelo literário luso-brasileiro, apesar de escrito alguns anos após o descobrimento (1587).
III . constitui uma fonte importante para os leitores e escritores, em diversos momentos da nossa história literária.

Está(ão)  cor reta(s)  apenas a(s)  afirmativa(s):

a) I e II                      b) II                c) I                  d) II  e III                   e) I  e III

8. A tipologia textual predominante do texto é:

a) injuntiva                 b) informativa             c) argumentativa                     d) descritiva                e) narrativa


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