domingo, 22 de junho de 2014

Interpretação de texto


logo30
Bimestre
Professor
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina
REDAÇÃO
Série:
8º ano
Turma
Turno
Data
____/____/2014
Aluno (a):

·          CONTÉUDO: Texto dissertativo, o parágrafo, coesão e coerência, estrutura de um texto dissertativo.
·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          ASSINE O NOME COMPLETO NA AVALIAÇÃO.
·          Não use corretivo.
·          Use somente caneta PRETA;
·          MARQUE apenas UMA ÚNICA opção.
·          USE LETRA LEGÍVEL.







Veja a figura e responda o que se pede:

http://4.bp.blogspot.com/-e0rbJ3oKk4A/Tag4Og6WX_I/AAAAAAAAAcM/nKw2aFXA2kg/s400/Amor-e-Fogo-que-Arde-sem-se-ver.jpg
Disponível em: <diariodaohana.blogspot.com>. Acesso em 21 de abril de 2014.



1.    O texto é uma mensagem: uma passagem falada ou escrita que forma um todo significativo independentemente da sua extensão. Os tipos de texto são: Narrativos, Descritivos, Informativos, Argumentativos, Injuntivos e poéticos. Que tipo de texto é característico no Soneto de Luis Vaz de Camões?
____________________________________________________________________________________________________________________________________

2.    Observando a frase “Amor é fogo que arde sem se ver”, usa – se conotação ou denotação? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o texto e responda:

Táxi robô

 

Carrinhos elétricos sem motorista vão levar você direto do metrô ao escritório - tudo para que os carros saiam do centro das cidades

Maurício Horta

Soa contraditório, mas um dos próximos passos para melhorar o transporte público será um carrinho elétrico sem motorista para até 5 adultos. Não, ele não vai substituir o metrô nem o ônibus, mas, enquanto esses continuarão a servir de artérias urbanas, o Veículo de Trânsito Pessoal (VTP) fará o papel de vasos capilares em áreas como centros de cidades.
Com paradas instaladas em estações de metrô, em prédios públicos, universidades, centros empresariais e shoppings, o passageiro não precisará mais andar 1 quilômetro a pé para ir do metrô até o trabalho ou às compras. E, ao conectar o sistema a estacionamentos mais afastados, carros poderão ser banidos do centro da cidade.
Inviável? De jeito nenhum: no Aeroporto de Heathrow, Reino Unido, 21 deles passarão a ligar neste ano estacionamentos ao terminal 5, e nos EUA 7 projetos estão em desenvolvimento a maioria, claro, no Vale do Silício. Já em Masdar, cidade de emissão zero em construção em Abu Dabi, carros serão banidos e o transporte será todo feito por VTPs guiados por marcadores magnéticos no chão - em 2015.

Informações adicionais

Ficha técnica
• Velocidade máxima - 40 km/h
• Investimento por km - entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões
• Impacto - diminui em média 15% o uso de carro
• Distância mínima entre os carros - 3 segundos, com potencial de 0,5 segundo
• Capacidade máxima - 500 kg
• Consumo - equivalente a 85 km/l

COMO FUNCIONA
1. O VTP fica à espera de passageiros em sua estação, como num táxi. Selecione o ponto final num monitor touchscreen e a informação vai para a central de controle.
2. Entre, sente-se e relaxe dentro do carrinho; a central de controle escolherá o melhor caminho até o seu destino e guiará o VTP automaticamente sobre faixas exclusivas.
3. Enquanto o embarque e desembarque acontece em acessos exclusivos, o fluxo na pista do VTP permanece constante, diferentemente do que ocorre com trens.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/publico-taxi-robo-625212.shtml>. Acesso em: 25 de abril de 2014.

3.    Por que os governos da maioria dos países tem se preocupado com o problema do trânsito?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.    O texto dissertativo – argumentativo apresenta uma tese que é sustentada, no desenvolvimento, por meio de argumentos e trazendo uma reflexão final com proposta ou solução. O texto Táxi robô tem 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Faça UM RETANGULO no parágrafo da INTRODUÇÃO, GRIFE o (s) parágrafo (s) de DESENVOLVIMENTO e PASSE TRAÇOS DIAGONAIS no (s) parágrafo (s) de CONCLUSÃO.

5.    No texto, há partes que parecem contraditórias de acordo com a leitura, causando estranheza de coerência no texto. Por que parece ser contraditório o uso do táxi robô?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.    Que outros benefícios esses carrinhos elétricos poderão proporcionar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7.    Que tipo de texto (dissertativo – argumentativo, poético, injuntivo, narrativo, descritivo, informativo) é característico em Táxi robô?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o texto e responda o que se pede:

A raposa e as uvas

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.

(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

8.    A frase que expressa uma opinião é
(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1)
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2)
(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 5)
(D) “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 5-6)

9.    No final da história, a raposa foi

(A) corajosa.      (B) preguiçosa.          (C) esperta.          (D) ingênua.

10. Coloque ao lado dos textos em fotografia a definição que é a mais adequada de acordo com o que estudamos em sala de aula:
Linguagem verbal, Linguagem não verbal ou Linguagem verbal e não verbal (mista).

a)https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/v/t34/1781376_577562128995943_2066176120_n.jpg?oh=ded6cd9a6a27990a3165d0c9c78d1d6c&oe=530C2BB7&__gda__=1393304504_ef5942e2214366cce200bf45976b9be8
b)https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1798266_580671795351643_1471652561_n.jpg
c)https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/v/t34/1624639_575043925914430_2030474289_n.jpg?oh=eab7a69cf7ec37457f5eb96617482024&oe=530C3483&__gda__=1393300264_7d36c2c022e6b3d20d39f60144266055

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...