domingo, 22 de junho de 2014

Definições



Reportagem é um texto jornalístico que apresenta informações amplas e detalhadas sobre um assunto da atualidade. Costuma trazer depoimentos de especialistas, além de mapas, gráficos, fotos e outros recursos visuais que complementem o texto.

Resenha Crítica é um texto argumentativo que visa informar sobre determinada obra artística (filme,livro,disco,show etc.) e avaliar seus pontos positivos e/ ou negativos, fornecendo recursos ao leitor para decidir se quer ou não conhecer tal obra.

Anedota é uma narrativa, normalmente oral, que tem como objetivo produzir humor.

A notícia é um texto jornalístico que visa informar sobre acontecimentos recentes e de interesse público.
A estrutura da notícia escrita compõe-se, em geral, de:
·         Um título principal ou manchete;
·         Um título auxiliar ou olho;
·         Um lide, que corresponde ao primeiro parágrafo e, em geral, resume as principais informações;
·         O corpo ou texto da notícia, que complementa o lide com mais detalhes.

Notícia é um texto jornalístico cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com objetividade e clareza.

Crônica argumentativa é um texto curto, geralmente narrativo, que defende um ponto de vista com leveza e ás vezes humor. Os argumentos usados são extraídos do cotidiano e de experiências pessoais, e a linguagem costuma ser informal.

Metáfora é uma figura de linguagem que expressa uma ideia associada a um ser por meio de uma comparação subentendida ou diretamente, por sentido figurado.

Anúncio publicitário é um texto persuasivo formado, em geral, por imagem e texto, com o objetivo de promover um produto, atitude ou ideia e estimular sua venda ou aceitação.

Contos fantásticos são narrativos em que hesitamos, como leitores, entre explicar de um modo racional o fato inusitado que é contado ou encará-lo como realmente sobrenatural.

Roteiro dramático é um texto escrito para ser representado no teatro, no cinema ou na televisão. Apresenta o discurso direto (diálogos) e as rubricas como principais características estruturais.

Infográfico é um texto que utiliza as linguagens verbais e não verbal para expor informações.
Também chamado de mesa-redonda, o debate é um gênero argumentativo oral.

Debate é um gênero argumentativo oral cujo objetivo é apresentar diferentes pontos de vista sobre determinado tema. Dele participam dois ou mais debatedores e, geralmente, um moderador, responsável por apresentar e organizar o debate. Mais tarde o conteúdo pode ser transcrito.

Seminário é a exposição oral de um tema, com a apresentação de informações por um ou mais oradores. Em geral, após o seminário, a plateia pode fazer perguntas para mais esclarecimentos ou aprofundamento do tema. Se o tema do seminário for polêmico, em seguida pode haver um debate.

Crítica de arte é um texto argumentativo cujo objetivo é informar o leitor e levá-lo a refletir sobre aspectos mais amplos de objetos culturais. Difere-se da resenha crítica, pois esta se refere a apenas um determinado livro,filme etc. Também é diferente do artigo de opinião, porque este discute uma questão polêmica de interesse social não apenas artístico.

A crítica de arte é um gênero de texto comumente  encontrado em suplementes culturais de jornais e revistas .

A carta do leitor é um gênero textual em que o leitor expressa sua opinião sobre textos publicados em jornais ou revistas, com intenção argumentativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...