domingo, 22 de junho de 2014

Resumo Barroco



RESUMO-RESPOSTA SOBRE O BARROCO

BARROCO NO BRASIL
            O marco inicial do Barroco brasileiro é o poema épico, Prosopopéia de Bento Teixeira (1601). Há dúvidas quanto à origem do poeta, estudos literários recentes afirmam que ele nasceu em Portugal, porém viveu grande parte de sua vida no Brasil, em Pernambuco. 
PROSOPOPÉIA é um poema épico com 94 estrofes, que exalta Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Bento Teixeira imita Camões de maneira infeliz, sua obra é cansativa e tem apenas valor histórico. 

CONTEXTO HISTÓRICO DO BARROCO BRASILEIRO 
O Barroco domina durante todo o século XVII e metade do século XVIII, até 1768. 
Na literatura desenvolveu-se na Bahia e nas artes plásticas (esculturas) em Minas gerais 
Com as obras do Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), e na pintura do Mestre Ataíde. 

BARROCO BRASILEIRO 
*Movimento artístico e filosófico que surge com o conflito entre a Reforma Protestante e a Contra Reforma. Seu objetivo era propagar a religião através de uma arte de impacto, sinuosa, enfeitada ao extremo.Arte altamente contraditória. 
A origem da palavra “barroco” é obscura. Hipóteses têm sido consideradas mais aceitáveis: “barroco” era o adjetivo que designava certas pérolas de superfície irregular e preço inferior. De qualquer forma há um valor depreciativo na palavra, que durante muito tempo foi usada para indicar uma arte e uma literatura “bizarra”, “extravagante.” 

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA LITERATURA BARROCA 

1) O homem dividido entre o desejo de aproveitar a vida e o de garantir um lugar no céu; 
2) Conflito existencial gerado pelo dilema do homem dividido entre o prazer pagão e a fé religiosa; 
3) Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X espírito); 
4) Detalhismo e rebuscamento- a extravagância e o exagero nos detalhes; 
5) Contradição- é a arte do contraditório, onde é comum a idéia de opostos: bem X mal, pecado X perdão, homem X Deus;
6) Linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos e figuras de linguagem e sintaxe, hipérboles, metáforas, antíteses e paradoxos, para melhor expressarem a comparação entre o prazer passageiro da vida e a vida eterna e o momento contraditório vivido nesse período
 7) Regido por duas filosofias: Cultismo e Conceptismo.
7.1) Cultismo é o jogo de palavras, o uso culto da língua, predominando inversões sintáticas.
7.2) Conceptismo são os jogos de raciocínio e de retórica que visavam melhor explicar o conflito dos opostos. 

PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO BARROCO BRASILEIRO 

1) POESIA 

1.1 - GREGÓRIO DE MATOS GUERRA:  nasceu em Salvador, em 1663, estudou em Coimbra, exerceu cargos de magistratura em Portugal até, 1681, quando voltou definitivamente para o Brasil, provavelmente fugindo de inimigos angariados por suas poesias satíricas. Na Bahia, voltou a sofrer perseguições devido a suas sátiras. Por isso ganhou o apelido de Boca do Inferno ou Boca de Brasa 

TEMAS DA POESIA GREGORIANA:
 
A) POESIA RELIGIOSA: mostra o autor envolvido pelo sentimento de culpa e de arrependimento, implorando perdão. 
B) POESIA SATÍRICA: mostra a crítica severa de uma sociedade marcada pela mediocridade e pela desonestidade, nasce de um sujeito lírico que adota um ponto de vista conservador e preconceituoso. Seus poemas satíricos renderam-lhe o apelido de Boca do Inferno. 
C) POESIA ERÓTICA: mostra o uso de palavrões e alusões obscenas, mesmo em textos sutis onde a ambigüidade aparece repleta de safadeza. 
D) POESIA FILOSÓFICA: trabalha atemática da fugacidade do tempo, a passagens rápida da vida (carpe diem);

2) A PROSA BARROCA BRASILEIRA 

2.1 - PADRE ANTÔNIO VIEIRA:  nasceu em Lisboa, em 1608, chegou ao Brasil e se instalou em Salvador, iniciando seu noviciado na Companhia de Jesus.Efetivou uma política de defesa dos cristãos novos (povo convertido pelos jesuítas), procurando protegê-los da Inquisição em Portugal. 
Sua extensa obra reflete seu envolvimento nos debates sociais e políticos de Portugal e do Brasil no século XVII. Os sermões e cartas, além de temas especificamente religiosos também manifestam questões polêmicas da época como: a luta pela independência portuguesa,, o confronto com holandeses no nordeste, a escravidão índia e negra, a defesa dos judeus e cristãos-novos contra a intolerância da Inquisição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...