domingo, 22 de junho de 2014

Estudo de Didática



Questões:
1- A Didática surgiu no séc. XVII, inaugurando um campo de estudo revolucionário e doutrinário na educação. Quais foram às expectativas geradas com o surgimento da Didática?
R. No século XVII com o surgimento da Didática
inaugurou-se um marco revolucionário e doutrinário no campo da Educação. Da nova disciplina espera-se reformas na humanidade, uma vez que se orienta educadores e eles que vão formar as novas gerações.
2- Qual é a relação que a Reforma Protestante tem com a Didática enquanto disciplina?
R. Pois foi através dela que as pessoas tiveram contato mais com a leitura, incentivando-a para assim obter o conhecimento.
3- Qual é o objetivo da Didática na visão de Comenius?
R. A Didática tinha que ser a base de tudo, para ensinar tudo a todos, igualmente, sem discriminação, seja pobre ou rico.
4- No Brasil colonizado, cujo modelo de exploração era o agrário-exportador dependente, qual era a importância dada a educação?
R. A educação não se constituía como prioridade, pois não havia necessidade de formação especial para o desempenho no trabalho da agricultura.
5- A eficiência da pedagogia jesuítica fundamenta-se em dois pontos. Que pontas são estes?
R. A eficiência da pedagogia jesuítica fundamenta-se em dois pontos: o cuidado no preparo do mestre e a uniformização das ações.
6- Caracterize a forma da educação desenvolvida pelos jesuítas em relação à proposta da educação renascentista.
R. A educação jesuítica era baseada na sistematização do que defendia a Igreja, enquanto que a educação renascentista se baseava naquela em que faz o aluno pensar e refletir o mundo que o cerca.
7- Quais são as teorias pedagógicas da Escola Nova?
R. Tradicional, Renovada Progressista, Tecnicista, Libertadora, Crítico-social dos Conteúdos e Construtivista ou Piagetiana.
8- Em contraposição ao modelo estatal da Pedagogia Tradicional surgiu a Pedagogia Libertária que emergiu como uma nova vertente pedagógica. Quais os objetivos dessa Pedagogia?
R. Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social, em que são focados temas geradores e grupos de discussão.
A relação é de igual para igual, horizontalmente e busca-se uma resolução da situação problema.
9- Na Educação na contemporaneidade, qual a importância da Conferência de Educação para Todos, realizada em Jomtien (Tailândia - 1990)?
R. A Conferência de Educação para Todos foi importante, pois seu objetivo foi estabelecer compromissos mundiais para garantir a todas as pessoas os conhecimentos básicos necessários a uma vida com dignidade, condição para uma sociedade mais humana e mais justa.
10- O que são os PCN’s e quais os seus objetivos?
R. Os PCN’s significam os parâmetros referenciais que as organizações governamentais devem seguir para gerar um currículo escolar mínimo de conhecimento e abrangente a todos, a fim de que haja uma unicidade no currículo escolar e uma qualidade para os níveis de ensino básico. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor. São propostas de reorientação das diferentes áreas curriculares que compõem o trabalho escolar. Seu objetivo é provocar debates sobre a função da escola e reflexões relativas ao quê, quando, como e para que ensinar e aprender. Esses debates e reflexões devem envolver, além da escola, os pais, o governo e a sociedade.

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