domingo, 22 de junho de 2014

Estudo Dirigido



ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA FINAL
LITERATURA


1. Os textos escritos no Quinhentismo tinham basicamente dois objetivos. Marque a alternativa que representa a preocupação desses textos:

a) São textos com o propósito exclusivamente catequético.
b) São textos meramente narrativos sobre as guerras existentes entre as tribos indígenas que aqui viviam.
c) São textos com propósitos informativos e também de instrução religiosa.
d) São textos satíricos.
e) Não houve produção literária no Quinhentismo.

RESPOSTA: C

2. Um dos fatores históricos que levou a Igreja Católica a criar a Companhia de Jesus foi a Reforma Protestante. Marque a alternativa que explique a função dos jesuítas (e dos seus textos) aqui no Brasil:

a) Informar Portugal, apenas, sobre a terra do Brasil .
b) Converter o povo pagão para a religião católica.
c) Instruir religiosamente só os colonos.
d) Descrever, somente, a cultura indígena.
e) Incorporar à religião católica, alguns rituais indígenas.

RESPOSTA: B

3. (UFMG-adaptada) Um dos documentos mais importantes sobre o primeiro contato do europeu com a terra brasileira é a Carta, de Pero Vaz de Caminha. Sobre alguns aspectos desse texto informativo, é INCORRETO afirmar que ele:

a) se filia ao gênero da literatura de viagem.
b) aborda seu próprio contexto de produção.
c) usa registro culto, uma vez que está sendo redigida ao rei português.
d) se compõe de alguns tipos de textos, como a narração, descrição e dissertação. 
e) não se refere à terra brasileira

RESPOSTA: E

Texto para as questões 4 e 5.

O Amor é finalmente
um embaraço de pernas,
uma união de barrigas,
um breve tremor de artérias.

Uma confusão de bocas,
uma batalha de veias,
um rebuliço de ancas;
quem diz outra coisa, é besta.
(Gregório de Matos)

4.  A visão do eu-lírico sobre o amor no poema acima é:
a) idealizado
b) carnal
c) divino
d) irônico
e) espiritualizado

RESPOSTA: B

5. Das expressões abaixo, a única que não se relaciona com o tipo de amor do poema é :

a) “rebuliço de ancas”
b) “confusão de bocas”
c) “embaraço de pernas”
d) “quem diz outra coisa”
e) “união de barrigas”

RESPOSTA: D

Texto para as questões 6, 7 e 8.

1 Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado,
de tosco trato, de expressões grosseiro,
4 dos frios gelos e dos sóis queimado.
5  Tenho próprio casal e nele assisto;
6 dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
7  das brancas ovelhinhas tiro o leite
8 e mais as finas lãs, de que me visto.
9 Graças, Marília bela,
10  graças à minha estrela!

(GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu)


6. Após a leitura do fragmento do poema e analisando as características utilizadas pelo autor, pode-se inserir esse texto na estética:

a) árcade
b) barroca
c) quinhentista
d) romântica
e) realista

RESPOSTA: A

7. Uma das características do poema é o otimismo. Em qual das alternativas, essa característica é mais evidente:

a) “Graças, Marília bela,/graças à minha estrela!”
b) “e mais as finas lãs, de que me visto”
c) “dá-me vinho”
d) “Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,”
e) “dos frios gelos e dos sóis queimado”

RESPOSTA: A

8. Nos versos 5, 6 e 7, há uma característica predominante, denominada:

a) valorização dos clássicos;
b) pastoralismo;
c) aurea mediocritas
d) iluminismo
e) amor carnal

RESPOSTA: B

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