Leia o texto abaixo
FALTA PEDREIRO
Superinteressante
São Paulo, Abril, n. 280
“Falta
pedreiro”, estão reclamando os mestres de obras. Os melhores estão empregados
nas construções de prédios caros. Se você quiser reformar o seu apartamento
agora, talvez tenha que lidar com profissionais menos competentes do que havia
por aí. São as dores do crescimento econômico. Se fosse só isso, vá lá. O problema
mesmo é a falta de gente boa para ocupar as vagas que aparecem no topo da
pirâmide. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) calculou que, se a
economia crescer mais de 5% ao ano em média nesta década (que é o que todos esperam),
haverá uma falta crônica de engenheiros no mercado. E já dá para sentir efeitos
da escassez (falta) hoje mesmo. Agora um engenheiro põe o pé para fora da
faculdade ganhando R$ 4.500.000, em média, o dobro do que era em 2006. Nas
áreas em que a demanda (procura) mais subiu, como a da extração de petróleo e
gás, contracheques de R$30 mil são comuns.
1.
O texto é uma estrutura composta de
frases e/ou imagens que se relacionam, formando um sentido completo, de acordo
com o contexto em que foram produzidas. No texto em estudo, observa-se que: Há falta de pedreiros, segundo o
texto, porque: (1 ponto)
A) os nordestinos
deixaram de vir para os grandes centros.
B) os salários são
relativamente baixos.
C) a profissão é
muito sacrificada.
D) há muitas obras em
andamento.
E) N.d.a.
2.
A
expressão “Falta pedreiro” está entre aspas porque o autor do texto quer
mostrar que: (1 ponto)
A) tais palavras
indicam uma crítica à situação econômica.
B) tais vocábulos
(palavras) estão escritos de forma errada.
C) essas são palavras
dos mestres de obras.
D) essas palavras não
são verdadeiras.
E) N.d.a.
3. Ao dizer que “os
melhores (pedreiros) estão empregados em prédios caros”, o autor do texto quer
mostrar que os melhores pedreiros são aqueles que: (1 ponto)
A) gostam de
trabalhar em lugares chiques.
B) querem exibir-se
para os demais pedreiros.
C) trabalham onde
lhes pagam melhores salários.
D) desejam trabalhar
onde a paisagem é mais bonita.
E) pretendem
continuar trabalhando nesses prédios após ficarem prontos.
4. Concisão é um
artifício na construção de um texto, pois não devemos estender em excesso o que
desejamos dizer, para não torná-lo cansativo e pouco atraente. Vendo a seguinte frase: “Se você quiser reformar o seu
apartamento agora...”; pergunta-se: nesse segmento do texto, o pronome em
negrito (destaque) refere-se: (1 ponto)
A) aos mestres de obras.
B) aos donos de
prédios caros.
C) aos pedreiros
desempregados.
D) aos engenheiros
recém-formados.
E) aos leitores desejosos de fazer reformas.
5. A característica do texto lido é de que ele é
um texto: (1 ponto)
a) Narrativo, ou seja, narra ou relata fatos
reais ou fictícios, um conto de fadas.
b) Apelativo/Injuntivo, ou seja, faz com que o
interlocutor (leitor) tome alguma atitude e muda comportamento, uma propaganda.
c) Expositivo, ou seja, expõe informações e
transmite conhecimentos.
d) Descritivo, ou seja, descreve seres e
paisagens.
e) N.d.a.
6. Esse texto é um (a):
(1,5 pontos)
a)
Narrativa de aventura, pois é um gênero
textual que aborda situações reais ou fictícias, nas quais os protagonistas
enfrentam obstáculos e perigos para alcançar seus objetivos.
b)
Entrevista,
pois é um gênero textual que se caracteriza por ter um título que se destaca a
ideia central e uma curta apresentação do entrevistado e do tema. Em seguida,
vem as perguntas ao entrevistado.
c)
Reportagem, pois é um gênero textual da esfera
jornalística que apresenta um determinado assunto.
d)
Crônica Literária, pois é um gênero textual em
que pode predominar a narração e pode fazer o leitor refletir ou se emocionar.
e)
N.d.a.
7. O texto em estudo
usa: (1 ponto)
a)
Discurso direto, mostrando as falas das
personagens diretamente.
b)
Discurso
indireto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
c)
Discurso
direto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
d)
Discurso
indireto, mostrando as falas das personagens diretamente.
e)
N.d.a
8.
As
expressões idiomáticas são locuções ou frases de sentido ________________,
consagradas pelo uso, cujo significado, portanto, não pode ser entendido ao pé
da letra.
a) Figurado (conotativo)
b) Real (denotativo)
c) Deno-conotativo.
d) Misturado.
e) N.d.a.
9.
O
texto abaixo, verbal e não verbal, é uma:
a) Paródia do Soneto de Camões, porque
carnavalizou o texto base, no caso o poema de Camões.
b) Paráfrase do Soneto de Camões, porque
usou a referência do texto.
c) Paraparódia do Soneto, porque não significa
nada a não ser brincadeiras com o poema.
d) Paraparáfrase do Soneto, porque a
brincadeira ficou muito séria e não tem significado.
e) N.d.a.
Leia o texto abaixo e
marque a opção correta:
Disponível
em: < https://www.facebook.com/photo.php?fbid=537500689641925&set=a.423236904401638.99038.423231434402185&type=1&theater>.
Acesso em 30 de maio de 2013.
10. O texto em estudo usa: (1 ponto)
a)
Discurso
direto, mostrando as falas das personagens diretamente.
b)
Discurso
indireto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
c)
Discurso
direto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
d)
Discurso
indireto, mostrando as falas das personagens diretamente.
e)
N.d.a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário