Leia o
texto e responda o que se pede
Menino
Fernando
Sabino
Menino, venha pra dentro, olhe o sereno! Vá lavar essa mão. Já escovou os
dentes? Tome a bênção a seu pai. Já pra cama! Onde é que aprendeu isso, menino?
Coisa mais feia. Tome modos. Hoje você fica sem sobremesa. Onde é que você
estava? Agora chega, menino, tenha santa paciência. De quem você gosta mais, do
papai ou da mamãe? Isso, assim que eu gosto: menino educado, obediente. Está
vendo? É só a gente falar.
Desça daí, menino! Me prega cada
susto… Pare com isso! Jogue isso fora. Uma boa surra dava jeito nisso. Que é
que você andou arranjando? Quem lhe ensinou esses modos? Passe pra dentro. Isso
não é gente para ficar andando com você. Avise a seu pai que o jantar está na
mesa. Segure o garfo direito. Ponha a camisa pra dentro da calça. Fica
perguntando, tudo você quer saber! Isso é conversa de gente grande. Depois eu
dou. Depois eu deixo. Depois eu levo. Depois eu conto.
- O texto Menino, de Fernando
Sabino é um exemplo de texto com coerência e sem coesão que são
recursos argumentativos (AS CONJUNÇÕES – MAS, PORÉM, QUANDO, ETC). São
frases soltas, mas compreensíveis. ESCREVA O SEGUNDO PARÁGRAFO NO VERSO
DESSA FOLHA COM OS RECURSOS ARGUMENTATIVOS, OU SEJA, DE COESÃO.
Leia o anúncio
publicitário (a mesma temática em sala de aula com o título Por que eles bebem
e dirigem?) e responda o que se pede:
- O texto dissertativo –
argumentativo é aquele que se carateriza pela exposição, análise ou
explicação de ideias, daods e conceitos, de forma intecionalmente objetiva
Qual é o consumidor ou publico – alvo desse anúncio?
a) Todas as
pessoas que se preocupam com a saúde e bem estar.
b) Motoristas
que bebem ao dirigir.
c) Aposentados
que ficam viajando ao redor do mundo.
d) Todos os
políticos que mentem.
3.
Identifique
a INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E
CONCLUSÃO no texto abaixo:
Geladeira
com laser sabe se a comida está estragada
O sistema, criado por uma
equipe sul-coreana, analisa se os micro-organismos se movimentam após serem
atingidos por laser
É segunda-feira, e aquele frango
está na sua geladeira desde quarta. Você abre o pote, dá uma cheiradinha, e
fica aqueles 15 segundos pensando se vai ou não comer. Decisão importante, na
verdade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2015, 582
milhões de pessoas foram diagnosticadas com intoxicação alimentar ao redor do
mundo - 351 mil delas morreram. Agora, se depender de um grupo de físicos
do Instituto Avançado de Ciência e Tenologia da Coreia do Sul (KAIST), você não
vai ter mais que se preocupar. Os coreanos desenvolveram uma geladeira que,
equipada com lasers, consegue descobrir quando sua comida estragou.
A ideia funciona da seguinte forma:
o refrigerador utiliza um sistema que dispara lasers sobre a carne. Depois
disso, uma câmera capta se ocorre algum tipo de movimentação, em escala
microscópica, na superfície do alimento. Se houver, isso significa que
bactérias estão contaminando a comida, e que você não deveria comê-la.
O método, porém, tem algumas falhas.
O experimento mostrou que o equipamento não consegue detectar micro-organismos
que não reagem ao laser, como os vírus. Ele também não consegue dizer qual tipo
de bactéria está presente nos alimentos.
Os pesquisadores afirmam que, além
dos refrigeradores comuns, o sistema também poderia ser usado em indústrias,
ajudando a garantir que os alimentos cheguem em boa qualidade aos consumidores.
Disponível
em: <http://super.abril.com.br/ciencia/geladeira-com-laser-sabe-se-a-comida-esta-estragada>.
Acesso em 04 de abr de 2016.
- De
acordo com suas competências, escreva entre as opções abaixo um
desenvolvimento para que se encaixe um dos finais dados, para a
história que começa assim...
Era uma
vez uma moça pobre que vivia na casa de uma senhora má...
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) e,
no décimo assalto, desferiu-lhe um cruzado de direita, colocando o adversário
na lona, enquanto o público ovacionava o novo campeão mundial.
Leia o texto e
responda o que se pede:
FALTA PEDREIRO
Superinteressante São Paulo, Abril, n. 280
“Falta pedreiro”,
estão reclamando os mestres de obras. Os melhores estão empregados nas
construções de prédios caros. Se você quiser reformar o seu apartamento agora,
talvez tenha que lidar com profissionais menos competentes do que havia por aí.
São as dores do crescimento econômico. Se fosse só isso, vá lá. O problema
mesmo é a falta de gente boa para ocupar as vagas que aparecem no topo da
pirâmide. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) calculou que, se a
economia crescer mais de 5% ao ano em média nesta década (que é o que todos esperam),
haverá uma falta crônica de engenheiros no mercado. E já dá para sentir efeitos
da escassez (falta) hoje mesmo. Agora um engenheiro põe o pé para fora da
faculdade ganhando R$ 4.500.000, em média, o dobro do que era em 2006. Nas
áreas em que a demanda (procura) mais subiu, como a da extração de petróleo e
gás, contracheques de R$30 mil são comuns.
- O texto é uma
estrutura composta de frases e/ou imagens que se relacionam, formando um
sentido completo, de acordo com o contexto em que foram produzidas. No texto em estudo, observa-se que: Há falta de pedreiros, segundo o
texto, porque: (1 ponto)
A)
os nordestinos deixaram de vir para os grandes centros.
B)
os salários são relativamente baixos.
C)
a profissão é muito sacrificada.
D)
há muitas obras em andamento.
E)
N.d.a.
6.
A expressão “Falta
pedreiro” está entre aspas porque o autor do texto quer mostrar que: (1 ponto)
A)
tais palavras indicam uma crítica à situação econômica.
B)
tais vocábulos (palavras) estão escritos de forma errada.
C)
essas são palavras dos mestres de obras.
D)
essas palavras não são verdadeiras.
E)
N.d.a.
7.
Ao dizer que “os
melhores (pedreiros) estão empregados em prédios caros”, o autor do texto quer
mostrar que os melhores pedreiros são aqueles que: (1 ponto)
A)
gostam de trabalhar em lugares chiques.
B)
querem exibir-se para os demais pedreiros.
C)
trabalham onde lhes pagam melhores salários.
D)
desejam trabalhar onde a paisagem é mais bonita.
E)
pretendem continuar trabalhando nesses prédios após ficarem prontos.
- Escolha
da foto 3 Figuras de Linguagem e defina com suas palavras:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário