terça-feira, 11 de julho de 2017

PROVA

Leia o texto e responda o que se pede

 

Menino

Fernando Sabino


       Menino, venha pra dentro, olhe o sereno! Vá lavar essa mão. Já escovou os dentes? Tome a bênção a seu pai. Já pra cama! Onde é que aprendeu isso, menino? Coisa mais feia. Tome modos. Hoje você fica sem sobremesa. Onde é que você estava? Agora chega, menino, tenha santa paciência. De quem você gosta mais, do papai ou da mamãe? Isso, assim que eu gosto: menino educado, obediente. Está vendo? É só a gente falar.
         Desça daí, menino! Me prega cada susto… Pare com isso! Jogue isso fora. Uma boa surra dava jeito nisso. Que é que você andou arranjando? Quem lhe ensinou esses modos? Passe pra dentro. Isso não é gente para ficar andando com você. Avise a seu pai que o jantar está na mesa. Segure o garfo direito. Ponha a camisa pra dentro da calça. Fica perguntando, tudo você quer saber! Isso é conversa de gente grande. Depois eu dou. Depois eu deixo. Depois eu levo. Depois eu conto.

  1. O texto Menino, de Fernando Sabino é um exemplo de texto com coerência e sem coesão que são recursos argumentativos (AS CONJUNÇÕES – MAS, PORÉM, QUANDO, ETC). São frases soltas, mas compreensíveis. ESCREVA O SEGUNDO PARÁGRAFO NO VERSO DESSA FOLHA COM OS RECURSOS ARGUMENTATIVOS, OU SEJA, DE COESÃO.

Leia o anúncio publicitário (a mesma temática em sala de aula com o título Por que eles bebem e dirigem?) e responda o que se pede:


  1. O texto dissertativo – argumentativo é aquele que se carateriza pela exposição, análise ou explicação de ideias, daods e conceitos, de forma intecionalmente objetiva Qual é o consumidor ou publico – alvo desse anúncio?

a)    Todas as pessoas que se preocupam com a saúde e bem estar.
b)    Motoristas que bebem ao dirigir.
c)     Aposentados que ficam viajando ao redor do mundo.
d)    Todos os políticos que mentem.

3.    Identifique a INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO no texto abaixo:

Geladeira com laser sabe se a comida está estragada

O sistema, criado por uma equipe sul-coreana, analisa se os micro-organismos se movimentam após serem atingidos por laser

É segunda-feira, e aquele frango está na sua geladeira desde quarta. Você abre o pote, dá uma cheiradinha, e fica aqueles 15 segundos pensando se vai ou não comer. Decisão importante, na verdade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2015, 582 milhões de pessoas foram diagnosticadas com intoxicação alimentar ao redor do mundo - 351 mil delas morreram. Agora, se depender de um grupo de físicos do Instituto Avançado de Ciência e Tenologia da Coreia do Sul (KAIST), você não vai ter mais que se preocupar. Os coreanos desenvolveram uma geladeira que, equipada com lasers, consegue descobrir quando sua comida estragou.
A ideia funciona da seguinte forma: o refrigerador utiliza um sistema que dispara lasers sobre a carne. Depois disso, uma câmera capta se ocorre algum tipo de movimentação, em escala microscópica, na superfície do alimento. Se houver, isso significa que bactérias estão contaminando a comida, e que você não deveria comê-la.
O método, porém, tem algumas falhas. O experimento mostrou que o equipamento não consegue detectar micro-organismos que não reagem ao laser, como os vírus. Ele também não consegue dizer qual tipo de bactéria está presente nos alimentos. 
Os pesquisadores afirmam que, além dos refrigeradores comuns, o sistema também poderia ser usado em indústrias, ajudando a garantir que os alimentos cheguem em boa qualidade aos consumidores. 

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/geladeira-com-laser-sabe-se-a-comida-esta-estragada>. Acesso em 04 de abr de 2016.

  1. De acordo com suas competências, escreva entre as opções abaixo um desenvolvimento para que se encaixe um dos finais dados, para a história que começa assim...

Era uma vez uma moça pobre que vivia na casa de uma senhora má...

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


a)    e finalmente a nave alienígena foi destruída pela frota estelar. *-*
b)   e, no décimo assalto, desferiu-lhe um cruzado de direita, colocando o adversário na lona, enquanto o público ovacionava o novo campeão mundial.



Leia o texto e responda o que se pede:

FALTA PEDREIRO
Superinteressante São Paulo, Abril, n. 280

“Falta pedreiro”, estão reclamando os mestres de obras. Os melhores estão empregados nas construções de prédios caros. Se você quiser reformar o seu apartamento agora, talvez tenha que lidar com profissionais menos competentes do que havia por aí. São as dores do crescimento econômico. Se fosse só isso, vá lá. O problema mesmo é a falta de gente boa para ocupar as vagas que aparecem no topo da pirâmide. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) calculou que, se a economia crescer mais de 5% ao ano em média nesta década (que é o que todos esperam), haverá uma falta crônica de engenheiros no mercado. E já dá para sentir efeitos da escassez (falta) hoje mesmo. Agora um engenheiro põe o pé para fora da faculdade ganhando R$ 4.500.000, em média, o dobro do que era em 2006. Nas áreas em que a demanda (procura) mais subiu, como a da extração de petróleo e gás, contracheques de R$30 mil são comuns.

  1. O texto é uma estrutura composta de frases e/ou imagens que se relacionam, formando um sentido completo, de acordo com o contexto em que foram produzidas.  No texto em estudo, observa-se que: Há falta de pedreiros, segundo o texto, porque: (1 ponto)

A) os nordestinos deixaram de vir para os grandes centros.
B) os salários são relativamente baixos.
C) a profissão é muito sacrificada.
D) há muitas obras em andamento.
E) N.d.a.

6.             A expressão “Falta pedreiro” está entre aspas porque o autor do texto quer mostrar que: (1 ponto)

A) tais palavras indicam uma crítica à situação econômica.
B) tais vocábulos (palavras) estão escritos de forma errada.
C) essas são palavras dos mestres de obras.
D) essas palavras não são verdadeiras.
E) N.d.a.

7.             Ao dizer que “os melhores (pedreiros) estão empregados em prédios caros”, o autor do texto quer mostrar que os melhores pedreiros são aqueles que: (1 ponto)

A) gostam de trabalhar em lugares chiques.
B) querem exibir-se para os demais pedreiros.
C) trabalham onde lhes pagam melhores salários.
D) desejam trabalhar onde a paisagem é mais bonita.
E) pretendem continuar trabalhando nesses prédios após ficarem prontos.


  1. Escolha da foto 3 Figuras de Linguagem e defina com suas palavras:

Resultado de imagem para Figuras de linguagem

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...