Leia o poema e responda as questões propostas:
Descrição da Vila do Recife.
Por entre o
Beberibe e o Oceano,
Em uma areia sáfia
e alagadiça,
Jaz o Recife,
povoação mestiça,
Que o Belga
edificou, ímpio tirano.
O povo é pouco, e
muito urbano,
Que vive à mercê de
uma lingüiça,
Unha de velha
insípida e enfermiça,
E camarões de
charco em todo o ano.
As damas cortesãs e
mui rasgadas,
Olhas podridas,
sopas, pestilências, sempre com
purgações, nunca
purgadas.
Mas a culpa têm
Suas Reverências,
Pois as trazem tão
rompidas e escaladas,
Com cordões, com
bentinhos e indulgências.
1.
Que tipo de descrição o autor faz da cidade de
Recife?
a)
Cidade muito urbanizada e que predomina costumes de cidades
desenvolvidas.
b)
Cidade pouco urbanizada e que predomina costumes de cidades desenvolvidas.
c)
Cidade pouco urbanizada e que predomina costumes sem muita estrutura.
d)
Todas as respostas.
Leia
o texto e responda o que se pede:
Sermão vigésimo sétimo
Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os
escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à
fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros; os
senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como
deuses; os senhores em pé apontando para o açoite, como estátuas da soberba e
da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás como imagens
vilíssimas da servidão e espetáculos da extrema miséria.
(VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão
vigésimo sétimo. In: AMORA, Antônio Soares, org. Sermões, 2 ed. São Paulo,
Cultrix, 1981, p. 58.)
2. No texto, verificam-se os seguintes traços do
barroco:
I. a presença
de um grande número de antíteses.
II.
a predominância dos aspectos denotativos da linguagem.
III.
a utilização do recurso da hipérbole para melhor traduzir o sofrimento dos
escravos.
IV.
o envolvimento político do jesuíta.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a)I e
II. b)III e
IV. c)II e
III. d)I e
IV. e)I e III.
Leia as proposições:
I – Culto do contraste; oposição do homem voltado para
o céu ao homem voltado para a terra; linguagem excessivamente ornada.
II – Simplicidade, mas nobreza de linguagem, busca
de motivos bucólicos.
3.
As características das proposições referem-se, respectivamente:
a) Ao Barroco e ao Romantismo.
b) Ao Parnasianismo e ao Arcadismo.
c) Ao Parnasianismo e ao Barroco.
d) Ao Barroco e ao Arcadismo.
e) Ao Barroco e ao Modernismo.
4.
Assinale:
a) se só a proposição I for correta.
b) se só a proposição II for correta.
c) se só a proposição III for correta.
d) se forem corretas as proposições I e II.
e) se forem corretas as proposições II e III.
I - Dirceu era o pseudônimo arcádico do poeta
Cláudio Manuel da Costa.
II - O Uraguai, poema composto em moldes
rigorosamente camonianos, gira em torno das aventuras de um naufrágio português
entre os índios do Brasil.
III - Os rondós e madrigais dedicados a GIaura
constituem a obra lírica - amorosa de Tomás Antônio Gonzaga.
5.
Para as proposições abaixo, assinale:
I. Caramuru, poema composto em moldes rigorosamente
camonianos, gira em torno das aventuras de um naufrágio vivenciadas por
Paraguaçu e Diogo Álvares Correia.
II. Quanto ao gênero épico na Literatura
Brasileira, registram-se apenas tentativas de fazer uma epopeia seguindo os
moldes clássicos “Cartas Chilenas” exemplifica essas tentativas.
III. As manifestações literárias brasileiras
durante o período colonial, embora incipientes, representam o esplendor das
tendências literárias do medievalismo português.
a) apenas I é correta.
b) apenas II é correta.
c) apenas III é correta.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.
6.
Uma das características do Arcadismo é o uso das
expressões latinas. Quais as expressões latinas relacionadas ao Arcadismo
a) “Inutilia truncat”,“Fugere Urbem”,“Sapientie
Aedificate”, “Carpe diem”.
b) “Inutilia truncat”,“Intrepidae Ae Origne”,“Locus
amoenus”, “Carpe diem”.
c) “Inutilia truncat”,“Fugere Urbem”,“Locus
amoenus”, “Carpe diem”.
d) Todas as respostas.
Gabarito
1.
C
2.
E
3.
D
4.
B
5.
A
6.
C
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