Com base na
leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (opinião com
argumentos) em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Água: aprenderemos com
a atual crise hídrica, apresentando proposta de conscientização
social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de
forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
O Sistema Cantareira,
que abastece a Grande São Paulo, foi duramente afetado pela seca e chegou a
ficar com cerca de 5% de sua capacidade.
Disponível
em: <http://exposicoes13.blogspot.com.br/2013/04/candido-portinari-series-biblica-e.html>. Acesso em: 03 de
maio de 2015
Há cerca de duas décadas, os ambientalistas têm alertado para o
fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Neste começo de
2015, o Sudeste do Brasil tem uma clara percepção dessa realidade, em função da
seca que o assola. Outras regiões ou Estados do Brasil, como o Nordeste, já
vivenciam o problema há muito tempo, e até o Amazonas e o Pantanal têm sofrido,
esporadicamente, com a estiagem. Além da questão climática, os especialistas
apontam outros culpados para o problema da falta de água: os governos e os
cidadãos de um modo geral. Por isso, muita gente tem dito que um dos pontos
positivos da seca atual é aprendermos com ela e começarmos a tratar com mais
cuidado a água de que dispomos e nossos recursos hídricos.
Problemas de gestão
Para
entender como alcançamos esse grau de fragilidade hídrica, não basta olhar para
a seca. Como sempre, há um conjunto de medidas que se somaram para construir o
cenário: a gestão da água feita como se os recursos fossem inesgotáveis, ou
seja, como se sempre fosse possível expandir a captação, a perigosa aproximação
entre oferta e demanda e uma gestão de crise que revelou fragilidades quando a
escassez ficou mais acentuada. Pesaram, também, o pouco espaço de participação
da sociedade, a fragilidade dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos,
além da não adoção pelo governo estadual de medidas mais severas de redução de
consumo ou uso abusivo de água. É importante lembrar, ainda, a degradação
ambiental das áreas de mananciais, resultado da poluição das fontes de água e
desmatamento no entorno das represas. A crise atual exige união e compartilhamento
de responsabilidades com respostas sistêmicas com metas e ações de curto, médio
e longo prazos. Assim, é correto que o governo exerça papel protagonista para
fomentar e implementar soluções múltiplas com escala e impacto que atinjam
diversos setores de uma só vez. Mas também cabe aos consumidores de água,
empresas e organizações da sociedade civil desempenhar seu papel de
corresponsabilidade. [Ocas – Organização Civil de Ação
Social]
INSTRUÇÕES:
·
O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado. O mesmo não será corrigido.
·
O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na
folha própria, em até 30 linhas.
·
A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze)
linhas escritas.
·
A redação que fugir ao tema ou que não atender ao
tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
·
A
redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de
Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de
correção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário