PROPAGANDA
Disponível em:
<http://piadarts.blogspot.com/2009/02/redacao-minhas-ferias.html>. Acesso
em 28/03/2011.
1.
Esse
texto usa que tipo de linguagem? (0,5
pontos)
(
) Linguagem verbal ( ) Linguagem não verbal
(
) Linguagem mista ( ) Nenhuma delas
2.
Esse
texto é: (0,5 pontos)
( ) Literário,
pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
( ) Não
- Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a
reflexão e o riso.
3.
Na
ultima frase do poema “Estou começando a
entender por que é que chamam a senhora de ‘tia’. Com esse seu papo-aranha, vai
ficar para tia mesmo!”, nela se usa: (1 ponto)
( )
Denotação: sentido real ( ) Conotação:
sentido figurado
4.
Leia o texto abaixo e responda as questões
propostas: (3 pontos)
Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um
professor nos dias de hoje...rsrsrsrs!!!
O Sermão da montanha (*versão para educadores*)
O Sermão da montanha (*versão para educadores*)
Naquele
tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande
pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os
preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a
todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- “Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...”
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...
Tomando a palavra, disse-lhes:
- “Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...”
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...
a)
Quem
é o Protagonista:________________________________________
b)
Quem
é o Antagonista:_______________________ ou
( ) não tem.
c)
Quem
é o Coadjuvante: ______________________ ou
( ) não tem.
d)
Quem
é o Narrador: ( )
Observador ou ( ) Personagem
e)
Lugar:
______________________________________
f) Tempo: ( ) Cronológico - contado no relógio. ( ) Psicológico – idéia de tempo.
5.
O primeiro texto
em língua portuguesa foi a: (0,5 pontos)
( ) Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares
de Taveirós.
( ) Cantiga da Tiazinha, de Luan Santana da
Silva Taveirós.
6. Os tipos de textos foram estudados em
sala de aula. Pergunta-se: Qual o tipo de texto dessa propaganda (poético, injuntivo,
argumentativo, narrativo, descritivo, informativo)? (1,5 pontos)
Disponível em:
<http://blogdoscheinman.blogspot.com/2008/04/mensagens-subliminares-propaganda-e.html>.
Acesso em 03/04/2011.
7.
Leia
o texto abaixo e responda as questões propostas: (3 pontos)
Autopsicografia
Fernando Pessoa
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Disponível em: <http://www.releituras.com/fpessoa_psicografia.asp>.
Acesso em 27/03/2011.
a)
De
o significado dos radicais que entram na composição do titulo do poema. O que
ele nos sugere, relacionado que está ao caráter metalingüístico do texto?
b)
Literatura é ficção, palavra originária do latim fictione, que significa
simulação, fantasia. O texto literário cria uma nova realidade, baseada não só
no mundo real, mas também na imaginação e criação do artista. Em que verso o eu
lírico retoma esse conceito?
c)
Identifique
no poema os versos que fazem referencia a dor verdadeira, a dor escrita e a dor
lida.
d)
A
partir da sua imaginação, o poeta constrói um texto que acaba por preencher os
momentos de lazer dos leitores. Retire da ultima estrofe os substantivos que
correspondem a esta ideia.
gabarito?
ResponderExcluirResponde
ResponderExcluirCade o gabaritooooo
ResponderExcluir