quarta-feira, 7 de novembro de 2012

1º ano - PHB



Escola Estadual Padre Hildon Bandeira
Aluno (a):
Série:
1º Ano
Turno
Vespertino
Professor
Marconildo Viegas
Disciplina
Português
Bimestre
 2º
Data
_____/_____/____

Tirana de Lucas
"Minha Maria é bonita,
Tão bonita assim não há;
O beija-flor quando passa
Julga ver o manacá.

"Minha Maria é morena,
Como as tardes de verão;
Tem as tranças da palmeira
Quando sopra a viração.

"Companheiros! o meu peito
Era um ninho sem senhor;
Hoje tem um passarinho
P'ra cantar o seu amor.

"Trovadores da floresta!
Não digam a ninguém, não!...
Que Maria é a baunilha
Que me prende o coração.

"Quando eu morrer só me enterrem
Junto às palmeiras do val,
Para eu pensar que é Maria
Que geme no taquaral..."


Castro Alves
Disponível em: <http://www.recmusic.org/lieder/get_text.html?TextId=63295>. Acesso em 05/06/2011.
1.    O poema se refere a vários elementos da natureza. Marque a passagem que confirma isso.

a)    Minha Maria é morena, /Como as tardes de verão;/ Tem as tranças da palmeira /Quando sopra a viração.

b)    Minha Maria é bonita,/Tão bonita assim não há;

2.    Leia alguns significados que a palavra tirana pode ter e depois marque a opção que ela aparece significando no texto:

a)    Dança de roda com sapateados e requebros.
b)    Cantiga de amor, cantiga sentimental.
c)     Mulher má, cruel, sem piedade.
d)    Que exerce domínio, que tem poder sobre algo ou alguém.
e)     Má-língua.

Observe a cena abaixo retirada de um afresco de Ambrolio Lorenzetti e que foi encomendado para decorar uma das salas do Palazzo Publico, em Siena, na Itália. O objetivo era mostrar “Os efeitos de um bom governo”. Marque a resposta correta ao que se pede.
3.    Que cena foi retratada no afresco de Ambrolio Lorenzetti e onde ela acontece:

a)    O conjunto de muitas igrejas, a presença de muitos animais selvagens em espaços públicos, o individualismo entre as pessoas.
b)    O conjunto de muitos botecos, a presença de muitos animais em espaço privado, o mercantilismo.
c)     O conjunto de edificações, a presença de muitas pessoas em espaços públicos, a interação entre as pessoas.
d)    O conjunto arquitetônico da cidade de João Pessoa, na idade medieval, em que as pessoas comercializavam em Mangabeira, entre muitos animais.

4.    No afresco, não há qualquer referencia à religião. O que essa ausência sugere em relação à perspectiva teocêntrica medieval e ao papel do ser humano na construção do próprio destino:

a)    Sugere um constante comodismo por parte da população que está satisfeita com tudo, com as compras, com as edificações etc.
b)    Sugere um temor a Deus através de suas roupas, uma vez que todas estão bem vestidas e representam a visão da época medieval.
c)     Sugere uma mudança. Na perspectiva teocêntrica medieval, todas as conquistas humanas são dádivas de Deus. Por esse motivo, as obras de arte do período procuravam trazer sempre elementos relacionados a subordinação do ser humano a  Deus. Quando Lorenzetti retrata a vida em uma cidade e as atividades normais nelas desenvolvidas por pessoas comuns, começa a atribuir um importante papel para o ser humano na condução da própria vida, sugerindo que nem tudo depende de Deus.
d)    Sugere a vida campestre advinda do meio rural para a cidade, em que se tem muitos animais e produtos industrializados.

5.    Observe o texto abaixo e responda, pois na conhecida música/texto “Abandonada”, de Fafá de Belém se parece com as cantigas trovadorescas (estudadas em sala de aula) que foram as primeiras produções literárias da época e se dividiam em 4. Marque a única opção em que a música/texto “Abandonada” se encaixa:

Abandonada por você/ Apaixonada por você/ Eu vejo o vento te levar/ Mas tenho estrelas prá sonhar/ E ainda te espero todo dia...

a)       Cantigas de Amor       b) Cantigas de Escárnio       c) Cantigas de Amigo  
d) Cantigas de Maldizer    e) Cantigas de Malmequer

6.    Qual é o gênero literário do texto “Abandonada”, de Fafá de Belém?Marque.

Gênero Lírico                   Gênero Épico                      Gênero Dramático
Faça a correlação da coluna I com a coluna II.
(1) Os contistas           (2) A notícia                (3) A reportagem           (4) Resumo             (6) Comunicação oral  (7) Dissertação escolar (8) Carta de reclamação
(    ) dispõem de estratégias para captar a atenção de seus leitores. Há vários tipos: o de humor é o mais visto.
(     ) é um gênero textual que circula na esfera jornalística em diferentes veículos de comunicação. Produzida par ser consumida rapidamente, tem um prazo de validade bastante curto. Trata-se de um texto que nos oferece informações sobre o que se passa à nossa volta – seja em nossa cidade, em nosso país ou no mundo – e elementos para refletir a respeito da realidade e agir sobre ela.
(     ) Apresenta muitos pontos de contato com a notícia, sendo considerada sob certo ponto de vista, uma espécie de “versão ampliada” desse gênero textual. No entanto, possui características próprias que vão muito além do seu tamanho.
(     ) Resulta de uma operação de redução de um texto falado ou escrito. Ele pode ter diversas utilizações e é muito eficiente para o estudo, porque possibilita identificar e realçar os principais conteúdos que se quer aprender, fixando-os na memória. A primeira etapa desse gênero textual é para produzir um resumo de compreensão do texto que será resumido. Entender a função de cada uma das partes do texto e o sentido do conjunto permite expor o que aprendeu.
(    ) Apresenta uma importante diferença em relação às produções escritas: o tempo da realização do texto é o mesmo da recepção pelos ouvintes e, frequentemente, são feitas referências diretas a essa situação de interação. Por isso mesmo, o texto precisa ser muito bem planejado para evitar sobressaltos por parte do orador.
(     ) É um texto em que predomina a argumentação. Importante espaço para o pensamento crítico dento da escola, o exercício da dissertação estimula a refletir e posicionar-se sobre temas importantes para a sociedade.
(      ) É um importante instrumento para o exercício da cidadania e do direito do consumidor. É um gênero textual argumentativo, porque a reclamação deve ser justificada.
Leia o texto abaixo:

 “A Carta”, de Pero Vaz de Caminha, escrita ao rei d. Manuel, é um verdadeiro registro de nascimento do Brasil. Nela observamos o deslumbramento com a nova terra, os equívocos sobre as riquezas e as intenções do colonizador português. Com “A Carta” de Caminha teve início o período da literatura informativa sobre o Brasil.

Carta a el-rei d. Manuel
Pero Vaz de Caminha
1º trecho

Neste mesmo dia, a hora de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!

2º trecho

E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro. [...] A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência.

3º trecho

O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço. [...]Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata!

4º trecho

E uma daquelas moças era toda tingida de baixo a cima, daquela tintura e certo era tão bem feita e tão redonda, e sua vergonha tão graciosa que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feições envergonhara, por não terem as suas como ela.

5º trecho

Nela até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.

1.    Em que trecho Caminha registra o primeiro choque cultural sofrido pelos portugueses? O que causou esse choque?

(    )  No 2º trecho, com a nudez dos índios.         
(    ) No 5º trecho, com a cobiça dos europeus.

2.    Ao estabelecer uma semelhança (analogia) física entre o índio e o europeu, Caminha valoriza quase sempre o índio. Marque a única passagem em que ocorre essa valorização.
(    ) Com a frase: “de bons rostos e bons narizes, bem feitos” ( 2º trecho)
(    ) Com a frase: “e de terra chã, com grandes arvoredos” (1º trecho)

3.    Soma-se a perfeição física a inocência dos homens primitivos, ainda não contaminados pela civilização, naturalmente bons como Deus os fez e beneficiados pelo contato com a natureza. Essa ideia está contida em que trechos da Carta?

(    ) No 2º e 4º trechos.                                                           (    ) No 2º  e 3º trechos.

4.    Qual é o grande interesse dos portugueses, presente em vários trechos da Carta?

(  ) O interesse pelo desenvolvimento do Brasil. (  ) O interesse pelas riquezas minerais.









































(1) A crônica                                   (2) Perfil biográfico ou autobiografia                            (3) Artigo enciclopédico                   (4) Editorial                                                          (5) A resenha crítica                        (6) Debate regrado
(    ) é um gênero textual que se popularizou no Brasil. Misturando narrativa, comentário do cotidiano, poesia e humor, muitas crônicas brasileiras permanecem interessantes e atuais até muito tempo depois de terem sido publicadas em jornais diários, se principal suporte.
(    ) é um gênero textual que, partindo de uma apuração jornalística, realiza o retrato de uma pessoa dotada de relevância social. Sua linguagem pode aproximar-se da literatura, ao criar imagens e relatar detalhes particulares da pessoa retratada.
(   ) antes restrito às enciclopédias em papel, está em transformação. O conhecimento transmitido por meio desse gênero textual aparece cada vez mais dinâmico acompanhado de conteúdos multimídias e referencias externas instantâneas.
(     ) é o principal texto de opinião de uma publicação (jornal, revista, etc) pois tem a função de declarar a posição desse veículo sobre os principais acontecimentos noticiados.
(    ) é um texto que avalia uma manifestação artística ou intelectual. Seu objetivo é orientar o leitor que consome ou utiliza um bem cultural, alertando para as qualidades e os defeitos da obra. Conta com os saberes especializados do resenhista e com a sua argumentação para convencer o leitor a conhecer ou não esse bem cultural, que pode ser um livro, filme, CD, exposição, entre outros.
(   ) é um texto produzido oralmente por um grupo de pessoas que emitem opiniões divergentes sobre temas polêmicos. Tem um papel importante no exercício da democracia, em campanhas eleitorais e em discussões éticas.

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