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Escola
Estadual Padre Hildon Bandeira
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Aluno (a):
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Série:
1º Ano
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Turno
Vespertino
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Professor
Marconildo Viegas
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Disciplina
Português
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Bimestre
2º
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Data
_____/_____/____
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Tirana de Lucas
"Minha
Maria é bonita,
Tão
bonita assim não há;
O beija-flor
quando passa
Julga
ver o manacá.
"Minha
Maria é morena,
Como
as tardes de verão;
Tem as
tranças da palmeira
Quando
sopra a viração.
"Companheiros!
o meu peito
Era um
ninho sem senhor;
Hoje
tem um passarinho
P'ra
cantar o seu amor.
"Trovadores
da floresta!
Não
digam a ninguém, não!...
Que
Maria é a baunilha
Que me
prende o coração.
"Quando
eu morrer só me enterrem
Junto
às palmeiras do val,
Para
eu pensar que é Maria
Que
geme no taquaral..."
Castro Alves
1.
O poema se
refere a vários elementos da natureza. Marque a passagem que confirma isso.
a)
Minha Maria é morena, /Como as tardes de verão;/
Tem as tranças da palmeira /Quando sopra a viração.
b)
Minha Maria é bonita,/Tão bonita assim não há;
2.
Leia alguns
significados que a palavra tirana pode ter e depois marque a opção que ela
aparece significando no texto:
a)
Dança de
roda com sapateados e requebros.
b)
Cantiga de
amor, cantiga sentimental.
c)
Mulher má,
cruel, sem piedade.
d)
Que exerce
domínio, que tem poder sobre algo ou alguém.
e)
Má-língua.
Observe a cena abaixo retirada de um
afresco de Ambrolio Lorenzetti e que foi encomendado para decorar uma das salas
do Palazzo Publico, em Siena, na Itália. O objetivo era mostrar “Os efeitos de um bom governo”. Marque a
resposta correta ao que se pede.
3.
Que
cena foi retratada no afresco de Ambrolio Lorenzetti e onde ela acontece:
a)
O
conjunto de muitas igrejas, a
presença de muitos animais selvagens
em espaços públicos, o individualismo
entre as pessoas.
b)
O
conjunto de muitos botecos, a
presença de muitos animais em espaço
privado, o mercantilismo.
c)
O
conjunto de edificações, a presença
de muitas pessoas em espaços
públicos, a interação entre as
pessoas.
d)
O
conjunto arquitetônico da cidade de João Pessoa, na idade medieval, em que as
pessoas comercializavam em Mangabeira, entre muitos animais.
4.
No
afresco, não há qualquer referencia à religião. O que essa ausência sugere em
relação à perspectiva teocêntrica medieval e ao papel do ser humano na
construção do próprio destino:
a)
Sugere
um constante comodismo por parte da população que está satisfeita com tudo, com
as compras, com as edificações etc.
b)
Sugere
um temor a Deus através de suas roupas, uma vez que todas estão bem vestidas e
representam a visão da época medieval.
c)
Sugere
uma mudança. Na perspectiva teocêntrica medieval, todas as conquistas humanas
são dádivas de Deus. Por esse motivo, as obras de arte do período procuravam
trazer sempre elementos relacionados a subordinação do ser humano a Deus. Quando Lorenzetti retrata a vida em uma
cidade e as atividades normais nelas desenvolvidas por pessoas comuns, começa a
atribuir um importante papel para o ser humano na condução da própria vida,
sugerindo que nem tudo depende de Deus.
d)
Sugere
a vida campestre advinda do meio rural para a cidade, em que se tem muitos
animais e produtos industrializados.
5. Observe
o texto abaixo e responda, pois na conhecida música/texto “Abandonada”, de Fafá
de Belém se parece com as cantigas
trovadorescas (estudadas em sala de aula) que foram as primeiras produções
literárias da época e se dividiam em 4. Marque a única opção em que a música/texto
“Abandonada” se encaixa:
Abandonada por você/ Apaixonada por
você/ Eu vejo o vento te levar/ Mas tenho estrelas prá sonhar/ E ainda te
espero todo dia...
a)
Cantigas de Amor b) Cantigas de Escárnio c) Cantigas de Amigo
d)
Cantigas de Maldizer e) Cantigas
de Malmequer
6.
Qual é o
gênero literário do texto “Abandonada”, de Fafá de Belém?Marque.
Gênero
Lírico Gênero
Épico Gênero
Dramático
Faça a correlação da
coluna I com a coluna II.
(1) Os contistas (2) A notícia (3) A
reportagem (4) Resumo (6) Comunicação oral (7) Dissertação escolar (8) Carta de
reclamação
( ) dispõem de estratégias para captar a
atenção de seus leitores. Há vários tipos: o de humor é o mais visto.
( ) é um gênero textual que circula na
esfera jornalística em diferentes veículos de comunicação. Produzida par ser
consumida rapidamente, tem um prazo de validade bastante curto. Trata-se de um
texto que nos oferece informações sobre o que se passa à nossa volta – seja em
nossa cidade, em nosso país ou no mundo – e elementos para refletir a respeito
da realidade e agir sobre ela.
( ) Apresenta muitos pontos de contato com a
notícia, sendo considerada sob certo ponto de vista, uma espécie de “versão
ampliada” desse gênero textual. No entanto, possui características próprias que
vão muito além do seu tamanho.
( ) Resulta de uma operação de redução de um
texto falado ou escrito. Ele pode ter diversas utilizações e é muito eficiente
para o estudo, porque possibilita identificar e realçar os principais conteúdos
que se quer aprender, fixando-os na memória. A primeira etapa desse gênero
textual é para produzir um resumo de compreensão do texto que será resumido.
Entender a função de cada uma das partes do texto e o sentido do conjunto
permite expor o que aprendeu.
( ) Apresenta uma importante diferença em
relação às produções escritas: o tempo da realização do texto é o mesmo da
recepção pelos ouvintes e, frequentemente, são feitas referências diretas a
essa situação de interação. Por isso mesmo, o texto precisa ser muito bem
planejado para evitar sobressaltos por parte do orador.
( ) É um texto em que predomina a
argumentação. Importante espaço para o pensamento crítico dento da escola, o
exercício da dissertação estimula a refletir e posicionar-se sobre temas
importantes para a sociedade.
( ) É um importante instrumento para o
exercício da cidadania e do direito do consumidor. É um gênero textual
argumentativo, porque a reclamação deve ser justificada.
Leia o texto abaixo:
“A Carta”,
de Pero Vaz de Caminha, escrita ao rei d. Manuel, é um verdadeiro registro de
nascimento do Brasil. Nela observamos o deslumbramento com a nova terra, os
equívocos sobre as riquezas e as intenções do colonizador português. Com “A
Carta” de Caminha teve início o período da literatura informativa sobre o
Brasil.
Carta a el-rei d. Manuel
Pero Vaz de Caminha
1º trecho
Neste mesmo dia, a hora de véspera, houvemos vista
de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de
outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos;
ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de
Vera Cruz!
2º trecho
E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns
sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro. [...]
A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons
narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de
encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca
disso são de grande inocência.
3º trecho
O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em
uma cadeira, aos pés uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de
ouro, mui grande, ao pescoço. [...]Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e
começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar,
como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um
castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o
castiçal, como se lá também houvesse prata!
4º trecho
E uma daquelas moças era toda tingida de baixo a
cima, daquela tintura e certo era tão bem feita e tão redonda, e sua vergonha
tão graciosa que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feições
envergonhara, por não terem as suas como ela.
5º trecho
Nela até agora não pudemos saber se há ouro ou
prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra
em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho,
porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas;
infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela
tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode
tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente
que Vossa Alteza em ela deve lançar.
1.
Em que trecho Caminha registra o primeiro choque
cultural sofrido pelos portugueses? O que causou esse choque?
( ) No 2º trecho, com a nudez dos índios.
( ) No 5º
trecho, com a cobiça dos europeus.
2.
Ao estabelecer uma semelhança (analogia) física
entre o índio e o europeu, Caminha valoriza quase sempre o índio. Marque a
única passagem em que ocorre essa valorização.
( ) Com a
frase: “de bons rostos e bons narizes, bem feitos” ( 2º trecho)
( ) Com a
frase: “e de terra chã, com grandes arvoredos” (1º trecho)
3.
Soma-se a perfeição física a inocência dos homens
primitivos, ainda não contaminados pela civilização, naturalmente bons como
Deus os fez e beneficiados pelo contato com a natureza. Essa ideia está contida
em que trechos da Carta?
( ) No 2º
e 4º trechos.
( ) No 2º e 3º trechos.
4.
Qual é o grande interesse dos portugueses, presente
em vários trechos da Carta?
( ) O
interesse pelo desenvolvimento do Brasil. ( ) O interesse pelas riquezas minerais.
(1) A crônica (2) Perfil
biográfico ou autobiografia (3) Artigo
enciclopédico (4)
Editorial (5) A resenha crítica (6) Debate regrado
( ) é um gênero textual que se popularizou no
Brasil. Misturando narrativa, comentário do cotidiano, poesia e humor, muitas
crônicas brasileiras permanecem interessantes e atuais até muito tempo depois
de terem sido publicadas em jornais diários, se principal suporte.
( ) é um gênero textual que, partindo de uma
apuração jornalística, realiza o retrato de uma pessoa dotada de relevância
social. Sua linguagem pode aproximar-se da literatura, ao criar imagens e
relatar detalhes particulares da pessoa retratada.
( ) antes restrito às enciclopédias em papel,
está em transformação. O conhecimento transmitido por meio desse gênero textual
aparece cada vez mais dinâmico acompanhado de conteúdos multimídias e
referencias externas instantâneas.
( ) é o principal texto de opinião de uma
publicação (jornal, revista, etc) pois tem a função de declarar a posição desse
veículo sobre os principais acontecimentos noticiados.
( ) é um texto que avalia uma manifestação
artística ou intelectual. Seu objetivo é orientar o leitor que consome ou
utiliza um bem cultural, alertando para as qualidades e os defeitos da obra.
Conta com os saberes especializados do resenhista e com a sua argumentação para
convencer o leitor a conhecer ou não esse bem cultural, que pode ser um livro,
filme, CD, exposição, entre outros.
( ) é um texto produzido oralmente por um
grupo de pessoas que emitem opiniões divergentes sobre temas polêmicos. Tem um
papel importante no exercício da democracia, em campanhas eleitorais e em
discussões éticas.
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