Teste de Literatura
Brasileira
Série: 1º ano
Professor:
Marconildo Viegas
Leia
o texto abaixo:
“A Carta”, de Pero Vaz de Caminha,
escrita ao rei d. Manuel, é um verdadeiro registro de nascimento do Brasil.
Nela observamos o deslumbramento com a nova terra, os equívocos sobre as
riquezas e as intenções do colonizador português. Com “A Carta” de Caminha teve
início o período da literatura informativa sobre o Brasil.
Carta a el-rei d. Manuel
Pero
Vaz de Caminha
1º
trecho
Neste
mesmo dia, a hora de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente
de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul
dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o
nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!
2º
trecho
E
dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo
disseram os navios pequenos que chegaram primeiro. [...] A feição deles é serem
pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam
nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir
suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência.
3º
trecho
O
Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa
por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço.
[...]Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a
mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que
havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo
acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse
prata!
4º
trecho
E
uma daquelas moças era toda tingida de baixo a cima, daquela tintura e certo
era tão bem feita e tão redonda, e sua vergonha tão graciosa que a muitas
mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feições envergonhara, por não terem as
suas como ela.
5º
trecho
Nela
até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal,
ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e
temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os
achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa
que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!
Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta
gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.
1.
Ao
estabelecer uma semelhança (analogia) física entre o índio e o europeu, Caminha
valoriza quase sempre o índio. Marque a única passagem em que ocorre essa
valorização. (1 ponto)
( ) Com a frase: “de bons rostos e bons
narizes, bem feitos” ( 2º trecho)
( ) Com a frase: “e de terra chã, com grandes
arvoredos” (1º trecho)
2.
Em
que trecho Caminha registra o primeiro choque cultural sofrido pelos
portugueses? O que causou esse choque? (1 ponto)
( ) No
2º trecho, com a nudez dos índios.
( ) No 5º trecho, com a cobiça
dos europeus.
3.
Soma-se
a perfeição física a inocência dos homens primitivos, ainda não contaminados
pela civilização, naturalmente bons como Deus os fez e beneficiados pelo
contato com a natureza. Essa ideia está contida em que trechos da Carta? (1
ponto)
( ) No 2º e 4º trechos.
( ) No 2º e 3º trechos.
4.
Qual
é o grande interesse dos portugueses, presente em vários trechos da Carta? (1
ponto)
( ) O interesse pelo desenvolvimento do
Brasil. (
) O interesse pelas riquezas mineiras.
5.
Nos
trechos lidos, há indícios da preocupação portuguesa com a exploração material
da nova terra em qual deles? (1 ponto)
( ) 1º trecho.
( ) 5º trecho.
6.
Quem
iniciou a literatura informativa no Brasil? (1 ponto)
( ) Marconildo Luiz Viegas, com o texto “ A
origem da Língua Portuguesa”.
( ) Pero Vaz de Caminha, com o texto “A
Carta”.
7. A carta de Pero Vaz de Caminha,
sobre o achamento do Brasil, enviada a El-Rei Dom Manuel é a principal
manifestação literária do Quinhentismo, movimento literário brasileiro do
século XVI. Tendo em vista o seu teor, podemos afirmar que os leitores, ao se
depararem com tal texto, conseguiriam através dele: (1 ponto)
(A) resgatar valores e conceitos
sociais brasileiros.
(B) descobrir a história brasileira pela arte.
(C) ter mais informações sobre a arte brasileira.
(D) ver a cultura indígena brasileira.
(E) perceber o interesse português em explorar a nova terra.
(B) descobrir a história brasileira pela arte.
(C) ter mais informações sobre a arte brasileira.
(D) ver a cultura indígena brasileira.
(E) perceber o interesse português em explorar a nova terra.
8.
Quais
os três gêneros literários estudados em sala de aula: (1 ponto)
( ) Gênero Lírico, Éptico e Gramático
( ) Gênero épico, lírico e dramático
9.
Veja
o mapa abaixo e responda a questão proposta: (1 ponto)
Disponível em:
<https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhd_GNH6neggyr7R3hIgFHRMK8dKM2NtS9f8nC2K8F6NwZc1ZbOXQHfhZl7iSpHlqptChKBMuGXuEKbgOtNCmyR1OCdYm2qEjSzk0f0VRxpvPRlO8VObWuyeLcePEfaTe96gXC210wnV9U/s320/mapa+terra+brasilis.jpg. >Acesso em
27 de agosto de 2010.
Que ideia sobre o
Novo Mundo esse mapa transmitia aos europeus? ( 1 ponto)
( ) A riqueza com o pau brasil, a flora, a
fauna, a grande extensão territorial e os habitantes.
( ) A política das boas relações entre os
países exploradores.
10. Observe o poema abaixo e marque a
opção com (V) para verdadeira e (F) para falsa: (1 ponto)
HINO À BANDEIRA
Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança,
a grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
querido símbolo da terra,
da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
este céu de puríssimo azul,
a verdura sem par destas matas,
e o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
querido símbolo da terra,
da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
compreendemos o nosso dever,
e o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
querido símbolo da terra,
da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
nos momentos de festa ou de dor,
paira sempre sagrada bandeira,
pavilhão da justiça e do amor!
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
querido símbolo da terra,
da amada terra do Brasil!
(Comemora-se o Dia da Bandeira em 19 de Novembro)
|
( ) Os versos são decassílabos.
( ) Os versos tem rimas ABAB.
( ) O poema é um soneto com 2 quartetos e 3
tercetos.
( ) O gênero literário é dramático.
11. Re-escreva de forma corrida,
legível e respeitando a margem o texto do Hino a Bandeira.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário