Professor:
Marconildo Viegas
Disciplina:
Literatura Brasileira
Serie:
1º ano
Interpretação de texto
Linguagem
denotativa:
sentido real
O muro é de pedra.
Linguagem
conotativa:
sentido figurado
João tem um coração de pedra.
Coesão: plano do texto, das palavras, a
ligação entre as frases.
Coerência: plano das ideias, a ligação das
ideias no texto.
Linguagem
literária
Linguagem
não-literária
Interpretação de
texto
Tipos de linguagem
Coloquial
– informal: a linguagem
da fala, sem regras.
Culta-formal: a linguagem da escrita, com
regras determinadas na gramática.
Variação
lingüística: variação
que uma língua apresenta, de acordo com:
Social
Regional
Etária
Históricas
Interpretação de texto
Gêneros literários
Lírico: sentimento, da emoção.
Épico: feito heróico ou fato histórico
Dramático: encenação
Funções
da linguagem
·
Emotiva: emoção
·
Apelativa: apelo
·
Poética: poesia
·
Referencial: passa-se a informação, sem
emoção
·
Fática: testa-se o canal na conversa
·
Metalingüística: o dicionário
Intertextualidade: relação dos textos entre si.
Paródia: carnavalização do texto
Paráfrase: recontar o texto com outras
palavras.
Figuras de linguagem
·
Figuras
de construção
·
Figuras
de palavras
·
Figuras
de estilo
Tipos de texto
·
Narrativo: relata fatos e acontecimentos
verossímeis (verdadeiros) ou inverossímeis (ficção), situados no tempo, tendo:
Personagens: protagonista (mocinho),
antagonista (vilão – pode ser também uma situação) e coadjuvantes
(secundários);
Tempo: cronológico (pode ser contado
no relógio) e psicológico (tem-se uma ideia)
Enredo: a síntese da historia;
Espaço: local em que se passa o enredo.
·
Descritivo: representa-se objetos e
personagens, podendo ser mesclado com a narração.
·
Informativo: transmite conhecimentos,
esclarece determinado assunto, encontramos em obras cientificas, enciclopédias,
manuais escolares, guias turísticos, relatórios técnicos, notícias, etc.
·
Argumentativo: procura convencer ao se
defender uma tese (ideia) com argumentos.
·
Injuntivo: é usado para convencer alguém,
apelando.
·
Poético: a construção da mensagem é o
objetivo principal ao se valorizar sons, ritmos, e sentidos.
Trovadorismo
Definição: trovador é o poeta que musicaliza
a poesia nas cortes.
A língua utilizada pelos trovadores era
o galego-português, uma mistura de espanhol (castelhano) com português.
Início: 1189/1198: surge com a Cantiga
da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós.
Contexto
Histórico
1308 – Fundação da Universidade de
Coimbra.
1415 – Conquista de Ceuta.
1420 – Início da Expansão marítima.
Descoberta da Ilha da Madeira.
1453 – Os turcos conquistam
Constantinopla (capital do Império Romano do Oriente). Fim da Idade Media.
1482 – Diogo Cão descobre a foz do
Zaire.
1487 – Bartolomeu Dias dobra o Cabo da
Boa Esperança.
1492 – Colombo descobre a América.
1498 – Vasco da Gama descobre o caminho
marítimo para as Índias.
A hierarquia da sociedade feudal:
clero, nobreza e povo (vilões, semi-servos e escravos)
O espírito da época é o TEOCÊNTRICO (Deus como o centro do
Universo).
As Cantigas eram as primeiras produções
literárias da época e se dividiam em 4:
·
Cantigas de Amor: eu lírico é masculino que sofre por
amor.
·
Cantigas de Amigo: eu lírico é feminino que sofre por
amor.
·
Cantigas de Escárnio: ataque satírico indireto, não citando
o nome da pessoa.
·
Cantigas de Maldizer: ataque satírico direto, citando o
nome da pessoa.
Os artistas dessa época eram:
·
Trovador: pessoa culta, fidalga que escrevia e
musicalizava sua poesia sem receber nada em troca.
·
Segrel: fidalgo decaído, que levava o jogral
para se apresentar nas cortes, castelos.
·
Jogral: saltimbanco (palhaço) que leva sua
apresentação a corte
·
Menestrel: músico ligado a determinada corte.
Produção literária
·
Cancioneiro
da Ajuda ou do Real Colégio dos Nobres
·
Cancioneiro
da Vaticana
·
Cancioneiro
da Biblioteca Nacional
·
Cantigas
de Santa Maria.
·
Novelas
de cavalaria
·
Crônicões
·
Hagiografias
·
Livros
de linhagem (nobiliários)
Humanismo
O
Humanismo foi um grande movimento intelectual, moral e religioso iniciado em
fins do século XV e todo o século XVI, que buscava uma humanidade melhor, pois
os idealizadores propunham um ideal de paz e sabedoria, através do
aperfeiçoamento das qualidades intelectuais e morais dos homens.
Contexto
Histórico
1448
– Gutenberg inventa a tipografia.
1453
– Constantinopla cai nas mãos dos turcos.
1481
– A Inquisição é instaurada na Espanha.
1500
– Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil.
1531
– Henrique VIII rompe com o papa e funda a igreja anglicana.
1536
– Paulo III estabelece oficialmente a Inquisição em Portugal.
O
misticismo medieval perde força, e o TEOCENTRISMO dá lugar ao ANTROPOCENTRISMO
(o homem como o centro do universo).
O
maior artista: Gil Vicente
A
área dele era o teatro. Foi contemporâneo de Michelangelo, Nicolau Copérnico,
Leonardo da Vinci, Nicolau Maquiavel, etc.
Começou
com a peça Monologo de um vaqueiro – O
auto da visitação, encenado na câmara real de d. Maria de Castela, por
ocasião do nascimento de d. João III, filho de d. Manuel.
Tipos
de peças de Gil Vicente: mistérios, milagres e moralidades.
Outras
peças: Auto da barca do inferno; Farsa de
Inês Pereira, Auto da Índia, O juiz da Beira, etc.
Novelas
de Cavalaria: ciclo arturiano é o
mais importante.
Classicismo
É
combinado com o Renascimento, em que se há uma transformação política,
econômica e cultural nos séculos XV e XVI.
Exalta-se
a natureza, a cultura greco-romana, a razão é maior que a emoção.
Características
·
Imitação dos autores greco-latinos.
·
Preocupação com a forma.
·
Uso da mitologia greco-latina.
·
Idealismo
Autores
·
Luis Vaz de Camões – o principal
·
Francisco Sá de Miranda
·
Bernadim Ribeiro
·
Antonio Ferreira
Camões escreveu Os lusíadas, com 10 cantos, versos decassílabos, 1102 estrofes,
cuja divisão é:
·
Proposição
·
Invocação
·
Dedicatória
·
Narração
·
Epílogo
Quinhentismo
Literatura
dos anos de 1500, em que se tem como base principal a Carta, de Pero Vaz de Caminha.
Ela é a certidão de nascimento do
Brasil e nela é visto o deslumbramento do europeu com a nova terra, como também
seus equívocos e as reais intenções do colonizador.
Há nesse período dois tipos de
literatura:
·
Informativa ou dos cronistas (ou
viajantes);
·
Dos jesuítas.
Literatura Informativa
Existem
vários textos que falam da vinda dos europeus ao Brasil, são eles:
·
Tratado da Terra do Brasil;
·
Historia da Província de Santa Cruz a
que vulgarmente chamamos Brasil;
·
Tratado descritivo do Brasil;
·
Diálogos das grandezas do Brasil.
Literatura dos Jesuítas
Pe.
José de Anchieta – o maior nome da catequese no Brasil.
Escreveu
cartas, sermões, poesias e peças teatrais, utilizando-se do latim, do tupi e do
português em suas obras quase sempre de inspiração missionária.
Barroco
Início
em 1601, com a obra Prosopopéia, de
Bento Teixeira. A religiosidade ainda estava muito forte. A Reforma Protestante
e a Contra-Reforma estavam se organizando.
O
homem vivia em constante tensão por ora querer viver a vida santa ou ora querer
viver a vida profana. A Inquisição fazia seu papel de controladora da moral
católica. O índex librorum prohibitorum estava em vigência.
Características
·
Culto
do contraste (uso de antíteses – oposição)
·
Consciência
da transitoriedade da vida
·
Gosto
pela grandiosidade
·
Cultismo
(jogo de palavras)
·
Conceptismo
(jogo de ideias)
·
Frases
interrogativas
Autores
·
Gregório de Mattos (Boca do inferno);
Escreveu poesias lírico-amorosas;
religiosa e satírica.
·
Bento Teixeira
·
Manuel Botelho de Oliveira
·
Padre Antonio Vieira
Defendia os negros e os índios, como
também os cristãos novos (judeus convertidos ao catolicismo). Sofreu
perseguição pela Inquisição.
Sua obra está dividida em cartas,
profecias e sermões.
Os Sermões são os mais importantes,
dentre eles o Sermão da Sexagésima – que fala sobre a arte de pregar e ensinar.
Arcadismo
Início
em 1768 com o livro Obras Poéticas,
de Claudio Manuel da Costa.
A
religião dá lugar à razão, o homem vive no Século das Luzes, diferente do
anterior, que era o das Trevas.
Começa
a Revolução Industrial na Inglaterra; surgem os Iluministas, organiza-se a
grande Enciclopédia, com 35 volumes. A Revolução Francesa estaria prestes a
acontecer, cujo lema era liberdade, igualdade e fraternidade.
Características
·
Imitação dos clássicos;
·
Bucolismo;
·
Pastoralismo;
·
Idealização do amor e da mulher;
·
Uso de pseudônimos (falsos nomes);
·
Uso de frases latinas: carpe diem,
fugere urbem, inutilia truncat, etc.
Autores
·
Claudio
Manuel da Costa (Glauceste Saturnio)
·
Tomás
Antônio Gonzaga (Dirceu)
Escreveu Cartas Chilenas e Marília de
Dirceu
·
José
Basílio da Gama (Termindo Simpílio)
Escreveu O Uraguai.
·
Frei
José de Santa Rita Durão
Escreveu
Caramuru.
Curso
Decisão Rumo à Universidade
Professor:
Marconildo Viegas
Disciplina:
Literatura Brasileira
Serie: 2º
ano
Romantismo – poesia
Início
em 1836 com a obra Suspiros poéticos e
saudades, de Gonçalves de Magalhães, que é o introdutor do Romantismo no
Brasil.
Influenciado
pela Revolução Francesa e seus ideais. No Brasil, há um espírito nacionalista,
patriótico.
Contexto histórico
1808
– Chegada da família real no Rio;
1817
– Criação dos Correios;
1822
– Independência do Brasil;
1835
– Guerra dos Farrapos;
1841-
Dom Pedro II é imperador do Brasil;
1854
– 1ª estrada de ferro do Brasil;
1864
– Início da Guerra do Paraguai;
1870
– Término da Guerra do Paraguai;
1888
– Lei Áurea;
1889
– Proclamação da República.
Características
·
Subjetivismo: o eu interior;
·
Nacionalismo
·
Culto a idade média
·
Individualismo
·
Indianismo
·
Culto a natureza
·
Evasão
·
Saudosismo
·
Consciência da solidão
·
Exagero
·
Mal do século
·
Idealização do amor e da mulher
Há
três gerações românticas:
·
Nacionalista/indianista
·
Mal
do século
·
Condoreira
Principais
autores (poesia)
·
Gonçalves
Dias;
·
Gonçalves
de Magalhães;
·
Álvares
de Azevedo;
·
Junqueira
Freire;
·
Fagundes
Varela;
·
Casimiro
de Abreu;
·
Castro
Alves
·
Sousândrade
Romantismo – prosa
Início
em 1844, com a obra A moreninha, de Joaquim
Manuel de Macedo, lançado a principio em folhetins,
que eram capítulos lançados nos jornais. As obras desse período foram a que
mais se transformaram em novelas de televisão.
Um
novo público leitor aparece: as mocinhas, que sonham com seu príncipe
encantado. E o final sempre é feliz.
Autores
·
Joaquim
Manuel de Macedo – introduz o romance romântico
·
Bernardo
Guimarães – um dos importantes autores
Escreveu: A escrava Isaura; O
seminarista
·
Franklin
Távora
Escreveu: O cabeleira
·
Visconde
de Taunay
Escreveu Inocência.
·
Manuel
Antônio de Almeida
Escreveu: Memórias de um sargento de
milícias.
·
José
de Alencar – o principal autor
Sua obra é dividida em 4 grupos:
ü
Indianista:
O guarani; Iracema e Ubiraja.
ü
Histórico:
As minas de prata; A guerra dos mascates.
ü
Urbano:
Cinco minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva, A pata da gazela, Sonhos d’ouro,
Senhora e Encarnação.
ü
Regionalista:
O gaucho, O tronco do ipê, O sertanejo.
Realismo/Naturalismo
Início
em 1881 com os livros “Memórias póstumas
de Brás Cubas” (Realismo), de Machado de Assis e “O mulato” (Naturalismo), de Aluísio
Azevedo.
Surgem
diversas teorias impulsionadas pelo avanço da ciência, como:
·
Teoria
determinista (Taine)
·
Evolucionismo
(Darwin)
·
Filosofia
positivista (August Comte)
Características
·
Veracidade
·
Contemporaneidade
·
Retrato fiel das personagens
·
Gosto pelos detalhes específicos
·
Materialização do amor
·
Denúncia das injustiças sociais
·
Relação da causa x efeito
·
Linguagem próxima a realidade
·
Visão determinista e mecanicista do
homem
·
Cientificismo
·
Personagens patológicas
·
Crítica social
·
Incorporação de termos científicos e
profissionais
·
Autores
·
Eça
de Queiros (Portugal) – o mais importante
Escreveu: O crime do padre Amaro, O
primo Basílio, Os Maias, A ilustre casa de Ramires.
·
Antero
de Quental
·
Cesário
Verde
·
Machado
de Assis (Brasil) – o mais importante
Escreveu: Ressurreição, A mão e a luva,
Helena, Iaiá Garcia, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom
Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.
·
Aluísio
Azevedo
Escreveu: O mulato, O cortiço e Casa de
pensão.
·
Raul
Pompéia
Escreveu:
O ateneu
Parnasianismo
Início
em 1882 com o livro “Fanfarras”, de
Teófilo Dias.
O
Parnasianismo visava a Arte pela arte, sem se preocupar com nada, sendo
objetivo e alheio a realidade.
Retomada
dos valores clássicos.
Características
·
Impessoalidade
·
Objetividade
·
Visão carnal da mulher
·
Arte pela arte
·
Culto da forma
Autores
·
Olavo
Bilac – o principal
·
Raimundo
Correia
·
Alberto
de Oliveira
Simbolismo
Início
em 1893, com os livros “Missal” e “Broqueis”, de Cruz e Sousa.
A
visão materialista fica em segundo plano, dando margem a visão espiritualizada
das coisas.
Características
·
Expressão
indireta de ideias e emoções
·
Expressividade
sonora: a musicalidade
·
Subjetivismo
profundo
·
Misticismo
e espiritualismo
Autores
·
Cruz e Sousa
·
Alphonsus de Guimaraens
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