6º A e B
Literatura
Veja esse cartaz e
responda as questões propostas:
1.
O
cartaz é um texto usado para informar e, muitas vezes, convencer o leitor a
fazer alguma coisa. Por exemplo, assistir a um filme, comprar um produto,
votar, doar agasalhos etc.
a)
Qual
é o principal objetivo do cartaz em estudo?
b)
Logomarca
é o símbolo de determinada empresa ou instituição. Trata – se de um pequeno
desenho acompanhado do nome dessa empresa ou instituição. Há logomarcas no
cartaz? Se houver, circule – a.
Leia o texto não –
verbal abaixo e responda as questões propostas:
Disponível em
<http://lousamagica.blogspot.com/2009/07/narrativa.html>. Acesso em:
25/09/2011.
2. Como o cenário em que se passa a
história foi caracterizado?
3. Quais elementos contribuem para essa
caracterização?
4. As cenas são retratadas durante o dia
ou durante a noite?
5. Como o cartunista faz o diagnóstico do
médico?
6.
Qual
é a critica presente nesses quadrinhos?
7.
Que
tipo de balão aparece na tirinha?
Leia o poema
abaixo e responda as questões propostas:
Certas Coisas
Não
existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Cada voz
que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...
Eu te amo
calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz.
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz.
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
A vida é
mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Dia e noite, não e sim...
Cada voz
que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...
Eu te amo
calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz,
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz,
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
8. Que tipo de texto é esse:
a)
Uma
resenha crítica b) Uma paródia. c) Um texto musical
9.
Esse
texto tem uma característica marcante do Barroco, qual é?
( ) Culto do contrate (antíteses) ( ) Religiosidade
10. Leia o poema barroco abaixo e responda as questões propostas:
A Cristo
Senhor Nosso crucificado,
estando
o poeta na última hora da sua vida
Gregório
de Mattos.
Meu Deus,
que estais pendente (pendurado) em um madeiro (cruz),
Em cuja
lei protesto viver,
Em cuja
santa lei hei de morrer
Animoso
(cheio de ânimo), constante, firme, e inteiro.
Neste
lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo
a minha vida anoitecer,
É, meu
Jesus, a hora de se ver
A
brandura de um Pai manso Cordeiro.
Mui
(muito) grande é vosso amor, e meu delito (pecado),
Porém
pode ter fim todo o pecar,
E não o
vosso amor, que é infinito.
Esta
razão me obriga a confiar,
Que por
mais que pequei, neste conflito
Espero em
vosso amor de me salvar.
a) Por
que o poeta se mostra confiante em obter o perdão divino?
( ) Porque o
amor de Deus é grande e o nosso delito também, mas o delito tem fim e o amor de
Deus não.
( ) Porque o
amor de Deus é grande e o nosso delito é pequeno também, mas o delito tem fim e
o amor de Deus não.
b)
Que
diferença o poeta mostra entre o pecado humano e o amor divino?
( ) Porque o
amor de Deus é infinito, mas o delito finito.
( ) Porque o
amor de Deus é finito, mas o delito infinito.
c)
Quais
as características do Barroco presente nesse texto:
( ) Cultismo e conceptismo. ( ) Religiosidade e Uso de contraste
(antítese).
11. Faça um comentário crítico positivo ou
negativo (RESENHA CRÍTICA) no anverso desta folha ou folha avulsa sobre um dos
curtas – metragem visto em sala de aula no DVD “Pequenas Histórias”, abordando
os aspectos: verossímeis (verdadeiros) ou inverossímeis (fictícios),
personagens, local, tempo etc. Mínimo: 15 linhas. Marque com um X sua opção. (3
pontos)
|
Iara
|
Procissão das Almas
|
Zé Burraldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário