|
Instituto Nossa
Senhora da Conceição
|
|||
Aluno (a):
|
Série:
9º Ano
|
Turno
Matutino
|
||
Professor
Marconildo Viegas
|
Disciplina
Português
|
Bimestre
3º
|
Data
_____/_____/____
|
|
Leia
o texto abaixo e responda o que se pede:
1.
Os
principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha
institucional incluem
A) o emprego de enumeração de itens e
apresentação de títulos expressivos.
B) o uso de orações subordinadas condicionais
e temporais.
C) o emprego de pronomes como “você” e “sua” e
o uso do imperativo.
D) a construção de figuras metafóricas e o uso
de repetição.
E) o fornecimento de número de telefone
gratuito para contato.
2. Leia o texto e responda
Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas
(...) Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa. Rio de
Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184.
O texto acima está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual.
Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar um resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes (...)
Comparando-se esses dois textos, verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a
(A) vocabulário. (B)
construções sintáticas. (C)
pontuação. (D) fonética.
(E) regência verbal.
3. Leia o texto abaixo
Eu te amo
Ah, se já perdemos a noção da hora, Se juntos já jogamos tudo fora, Me conta agora como hei de partir...
Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios, Rompi com o mundo,
queimei meus navios, Me diz pra onde é que inda posso ir... (...) Se entornaste a nossa sorte
pelo chão, Se na bagunça do teu coração Meu sangue errou de veia e se perdeu... (...) Como, se
nos amamos como dois pagãos, Teus seios inda estão nas minhas mãos, Me explica com que cara eu vou sair... Não, acho que estás só fazendo de conta, Te dei meus olhos pra tomares conta, Agora
conta como hei de partir...
Tom Jobim e Chico Buarque
O sentimento de perplexidade expresso nas frases “como hei de partir”, “pra onde é que inda posso ir” e “com que cara eu vou sair” deve-se ao fato de que a relação amorosa do sujeito:
(A) foi marcada por sucessivos desencontros,
em virtude da intensidade da paixão.
(B) constituiu uma radical experiência de fusão com o outro, da qual não vê como sair.
(C) provocou a subordinação emocional da pessoa amada, de quem ele já não pode se livrar.
(D) ameaça jamais desfazer-se, agravando-se assim uma interdependência destrutiva.
(E) está-se esgotando, sem que os amantes saibam o que fazer para
reacender a paixão.
4. Leia o texto abaixo
Leia atentamente o folheto (distribuído nos pontos de ônibus e feiras de Campinas) e as definições de “simpatia” extraídas do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.
CENTRO ESPÍRITA VOVÓ MARIA CONGA
Mãe Maria Ensina qualquer tipo de
simpatia, pois com uma única consulta, ela desvendará todos os mistérios que lhe atormenta: casos amorosos, financeiros,
prosperidade em seu trabalho, vícios, doenças, impotência sexual, problemas de família e perseguições. Desvendará qualquer que for o problema. Não perca mais tempo, faça hoje mesmo uma consulta com MÃE MARIA, pelos BÚZIOS – CARTAS E TAROT.
ORAÇÃO HEI DE VENCER
Traga sempre consigo esta oração. Bendito seja a luz do dia, Bendito seja quem o guia,
Bendito seja o filho de Deus e de Virgem Maria, assim como Deus separou a noite
do dia, separe minha alma de má companhia e meu corpo da feitiçaria. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria. ATENDIMENTO TODOS OS DIAS DAS 9:00 ÀS 20:00 HS Fone: (019) 3387-2554 Rua Dr. Lúcio Peixoto, 330 – Chapadão – Campinas-SP
simpatia s.f. 1. afinidade moral, similitude no sentir e no pensar
que aproxima duas ou mais pessoas. [...] – 3. impressão agradável, disposição favorável que se experimenta em relação a alguém que pouco se conhece. [...] – 6. atração por uma coisa ou uma ideia. [...] – 9. Brasileirismo: usada como
interlocutório pessoal (— Qual o seu nome, simpatia?).
– 10. “Brasileirismo”: ação (observação de algum ritual, uso de um
determinado objeto etc.) praticada supersticiosamente com finalidade de
conseguir algo que se deseja.
5. Dentre as
definições do dicionário Houaiss mencionadas, qual
é a mais próxima do sentido da palavra “simpatia” no texto?
6. Há no texto duas ocorrências de “desvendar”, sendo que uma delas não coincide com o uso-padrão desse termo. Qual é? Por quê?
7. Independentemente do título, algumas características da segunda parte do
texto são de uma oração ou prece ou reza. Quais são essas características?
Leia o texto abaixo e responda:
A coluna “Marketing” da revista Classe, ano XVII, n.° 94, 30/8
a 30/10, 2002, inclui as seguintes passagens (parcialmente adaptadas): “Os jovens de classe média e alta, nascidos a partir de 1980, foram criados sob a
pressão de encaixarem infinitas atividades
dentro das 24 horas. E assim aprenderam a ensanduichar atividades. (...)
Pressionados pelo tempo desde que nasceram, desenvolveram um filtro e separam
aquilo que para eles é o trigo, do joio; ficam com o trigo, e naturalmente, deletam
joio.” (p. 26)
8. Explique qual é o sentido da palavra “ensanduichar” no texto e diga por que ela é especialmente expressiva ou sugestiva aqui.
9. O texto menciona um ditado corrente, embora não na ordem usual. Qual é o ditado e o que significa?
10. A palavra “deletar” confere um ar de atualidade ao texto. Explique por quê.
11.
A palavra que expressa o
contrário do significado de “erradicar” (ℓ. 29) é:
(A) extrair (B) tirar (C) fixar (D) eliminar (E) desarraigar
12.
Leia o texto
abaixo e responda
Da
casa-grande até a cachoeira se alçava um renque de cajueiros revelhos tão conchegados uns aos outros que formavam — mal comparando — uma baita lagarta verde de pés cinza.
(José Américo)
Quanto ao modo de composição, o texto apresenta-se sob a forma de:
(A)
narração. (B)
narração e dissertação. (C)
descrição. (D)
descrição e narração.
(E) dissertação e
descrição.
13. A ocorrência de
interferências........................ -nos a concluir que ...... uma relação
profunda entre homem e sociedade que os .................. mutuamente
dependentes.
a) leva - existe –
toma b) levam - existe –
torna c) levam - existem -
tornam
d) levam - existem –
torna e) leva - existem – tornam
Copie o texto Eu te amo nesta folha, de forma
corrida, com letra legível, respeitando a margem, não usando abreviação.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário