quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Prova INSC 9º ano



https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/314160_349284868490338_592393161_n.jpg
Instituto Nossa Senhora da Conceição
Aluno (a):

Série:
Ano
Turno
Matutino
Professor
Marconildo Viegas
Disciplina
Português
Bimestre
 3º
Data
_____/_____/____
Leia o texto abaixo e responda o que se pede:






1.    Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem

A)   o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos.

B)   o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.


C)   o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo.

D)   a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.

E) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.


2.       Leia o texto e responda

Antigamente

Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas

(...) Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184.

O texto acima está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual.
Antigamente

Acontecia o indivíduo apanhar um resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes (...)

Comparando-se esses dois textos, verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a

(A) vocabulário.         (B) construções sintáticas.            (C) pontuação.           (D) fonética.
(E) regência verbal.

3.       Leia o texto abaixo

Eu te amo

Ah, se já perdemos a noção da hora, Se juntos já jogamos tudo fora, Me conta agora como hei de partir... Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios, Rompi com o mundo, queimei meus navios, Me diz pra onde é que inda posso ir... (...) Se entornaste a nossa sorte pelo chão, Se na bagunça do teu coração Meu sangue errou de veia e se perdeu... (...) Como, se nos amamos como dois pagãos, Teus seios inda estão nas minhas mãos, Me explica com que cara eu vou sair... Não, acho que estás só fazendo de conta, Te dei meus olhos pra tomares conta, Agora conta como hei de partir...
Tom Jobim e Chico Buarque

O sentimento de perplexidade expresso nas frases como hei de partir, pra onde é que inda posso ir e com que cara eu vou sair deve-se ao fato de que a relação amorosa do sujeito:

(A) foi marcada por sucessivos desencontros, em virtude da intensidade da paixão.
(B) constituiu uma radical experiência de fusão com o outro, da qual não vê como sair.
(C) provocou a subordinação emocional da pessoa amada, de quem ele já não pode se livrar.
(D) ameaça jamais desfazer-se, agravando-se assim uma interdependência destrutiva.
(E) está-se esgotando, sem que os amantes saibam o que fazer para reacender a paixão.

4.       Leia o texto abaixo

Leia atentamente o folheto (distribuído nos pontos de ônibus e feiras de Campinas) e as definições de simpatia extraídas do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

CENTRO ESPÍRITA VOVÓ MARIA CONGA

Mãe Maria Ensina qualquer tipo de simpatia, pois com uma única consulta, ela desvendará todos os mistérios que lhe atormenta: casos amorosos, financeiros, prosperidade em seu trabalho, vícios, doenças, impotência sexual, problemas de família e perseguições. Desvendará qualquer que for o problema. Não perca mais tempo, faça hoje mesmo uma consulta com MÃE MARIA, pelos BÚZIOS CARTAS E TAROT.

ORAÇÃO HEI DE VENCER

Traga sempre consigo esta oração. Bendito seja a luz do dia, Bendito seja quem o guia, Bendito seja o filho de Deus e de Virgem Maria, assim como Deus separou a noite do dia, separe minha alma de má companhia e meu corpo da feitiçaria. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria. ATENDIMENTO TODOS OS DIAS DAS 9:00 ÀS 20:00 HS Fone: (019) 3387-2554 Rua Dr. Lúcio Peixoto, 330 Chapadão Campinas-SP


simpatia s.f. 1. afinidade moral, similitude no sentir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas. [...] 3. impressão agradável, disposição favorável que se experimenta em relação a alguém que pouco se conhece. [...] 6. atração por uma coisa ou uma ideia. [...] 9. Brasileirismo: usada como interlocutório pessoal ( Qual o seu nome, simpatia?). 10. Brasileirismo: ação (observação de algum ritual, uso de um determinado objeto etc.) praticada supersticiosamente com finalidade de conseguir algo que se deseja.

5.      Dentre as definições do dicionário Houaiss mencionadas, qual é a mais próxima do sentido da palavra simpatia no texto?

6.     Há no texto duas ocorrências de desvendar, sendo que uma delas não coincide com o uso-padrão desse termo. Qual é? Por quê?

7.     Independentemente do título, algumas características da segunda parte do texto são de uma oração ou prece ou reza. Quais são essas características?


Leia o texto abaixo e responda:

A coluna Marketing da revista Classe, ano XVII, n.° 94, 30/8 a 30/10, 2002, inclui as seguintes passagens (parcialmente adaptadas): Os jovens de classe média e alta, nascidos a partir de 1980, foram criados sob a pressão de encaixarem infinitas atividades dentro das 24 horas. E assim aprenderam a ensanduichar atividades. (...) Pressionados pelo tempo desde que nasceram, desenvolveram um filtro e separam aquilo que para eles é o trigo, do joio; ficam com o trigo, e naturalmente, deletam joio. (p. 26)

8.     Explique qual é o sentido da palavra ensanduichar no texto e diga por que ela é especialmente expressiva ou sugestiva aqui.

9.     O texto menciona um ditado corrente, embora não na ordem usual. Qual é o ditado e o que significa?

10.  A palavra deletar confere um ar de atualidade ao texto. Explique por quê.
11.  A palavra que expressa o contrário do significado de erradicar (ℓ. 29) é:

(A) extrair        (B) tirar          (C) fixar           (D) eliminar          (E) desarraigar

12.   Leia o texto abaixo e responda

Da casa-grande até a cachoeira se alçava um renque de cajueiros revelhos tão conchegados uns aos outros que formavam mal comparando uma baita lagarta verde de pés cinza.
(José Américo)

Quanto ao modo de composição, o texto apresenta-se sob a forma de:

(A) narração.     (B) narração e dissertação.      (C) descrição.          (D) descrição e narração.
(E) dissertação e descrição.



13.  A ocorrência de interferências........................ -nos a concluir que ...... uma relação profunda entre homem e sociedade que os .................. mutuamente dependentes.

a) leva - existe – toma         b) levam - existe – torna          c) levam - existem - tornam
d) levam - existem – torna   e) leva - existem – tornam


Copie o texto Eu te amo nesta folha, de forma corrida, com letra legível, respeitando a margem, não usando abreviação.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...