quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Prova 1º ano


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Colégio e Curso Decisão
Aluno(a):

Série:
Ano
Turno
Manhã
Professor
Marconildo Viegas
Disciplina
Literatura
Bimestre
Data
_____/_____/____

Leia o texto do Arcadismo abaixo e responda

Súplica por uma árvore.
                                                                                       Cecília Meireles.

Um dia, um professor comovido falava-me de árvores. Se avô conhecera Andersen, esse pequeno deus que encantou para sempre a infância, todas as infâncias, com suas maravilhosas historias. Mas, além de conhecer Andersen, o avô desse comovido professor legara a seus descendentes uma recordação extremamente terna: ao sentir que se aproximava o fim de sua vida, pediu que o transportassem aos lugares amados, onde brincara em menino, para abraçar e beijar as árvores daquele mundo antigo – mundo de sonho, pureza, poesia – povoado de crianças, ramos, flores, pássaros... O professor comovido transportava-se a esse tempo de ternura, pensava nesse avô tão sensível, e continuava a participar, com ele, dessa cordialidade geral, desse agradecido amor à Natureza que, em silêncio, nos rodeia com a sua proteção, mesmo obscura e enigmática.
            Lembrei-me de tudo isso ao contemplar uma árvore que não conheço, e cujo tronco há quinze dias se encontra ferido, lascado pelo choque de um táxi desgovernado. Segundo os técnicos, se não for socorrida, essa árvore deverá morrer dentro em breve: pois a pancada que a atingiu afetou-a na profundidade de sua vida.
Meireles, Cecília. Suplica por uma árvore. In: O que se diz e o que se entende. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980, p. 63.

1.            Embora fique melhor onde está, pois atrai o leitor, o primeiro parágrafo poderia vir depois do segundo, se obedecesse à lógica dos acontecimentos. Por que?


2.            O que a paisagem campestre representa para o cronista?


3.            Que objeto urbano contribui, no segundo parágrafo, para o contraste entre o campo e a cidade?


4.            Que semelhanças há entre o avô, o professor e a cronista?



Veja a imagem abaixo, analisada em sala de aula e responda o que se pede:

http://masp.art.br/masp2010/upload_pic/0223%20P-%20site.jpg

Disponível em: <http://masp.art.br/masp2010/acervo_detalheobra.php?id=183>. Acesso em: 28 de outubro de 2012.


5.     Que elementos predominam na imagem?


6.     Observa-se a casa-grande e o lugar em que se encontram os escravos, no centro da figura. A posição de cada um desses elementos no quadro pode ter algum significado. Qual é?

Leia o texto barroco abaixo e responda o que se pede:


Descrição da Vila do Recife



Por entre o Beberibe e o Oceano,
Em uma areia sáfia e alagadiça,
Jaz o Recife, povoação mestiça,
Que o Belga edificou, ímpio tirano.

O povo é pouco, e muito urbano,
Que vive à mercê de uma lingüiça,
Unha de velha insípida e enfermiça,
E camarões de charco em todo o ano.

As damas cortesãs e mui rasgadas,
Olhas podridas, sopas, pestilências, sempre com
purgações, nunca purgadas.

Mas a culpa têm Suas Reverências,
Pois as trazem tão rompidas e escaladas,
Com cordões, com bentinhos e indulgências.




7.     Que tipo de descrição o autor faz da cidade de Recife?


Veja a tela árcade e responda o que se pede:

http://www.revistamoviola.com/wp-content/uploads/2007/09/fragonardbalanco_gde.jpg

Disponível em: <http://www.revistamoviola.com/2007/09/27/o-balanco/>. Acesso em: 28 de outubro de 2012.



8.     Descreva a cena do quadro de Jean-Honoré Fragonard.


9.     As personagens representadas no quadro parecem experimentar um sentimento de alegria, de leveza, reforçado pela própria escolha do cenário. Explique por quê.

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