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Colégio e Curso Decisão
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Aluno(a):
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Série:
7º Ano
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Turno
Manhã
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Professor
Marconildo Viegas
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Disciplina
Redação
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Bimestre
4º
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Data
_____/_____/____
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Leia o texto abaixo e
responda as questões propostas:
1.
O que falta no mostrador do relógio?
2.
A função de um relógio é marcar horas. No relógio em questão,
o que existe no lugar das horas?
3.
A que horas corresponde a desculpa que responsabiliza os
próprios brasileiros pelo atraso?
Leia
o texto abaixo e responda com um X, a resposta correta:
Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas
(...) Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e
prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184.
O texto acima está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual.
Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar um resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes (...)
4. Comparando-se esses dois textos, verifica-se que,
na segunda versão, houve mudanças relativas a
(A) vocabulário. (B)
construções sintáticas. (C) pontuação. (D)
fonética.
(E) regência verbal.
Leia o texto abaixo
Iscute o que tô dizendo, Seu dotô, seu coroné: De fome tão padecendo Meus fio e minha muié. Sem briga, questão nem guerra, Meça desta grande terra Umas tarefa pra eu! Tenha pena
do agregado Não me dêxe deserdado
Patativa do Assaré. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal
do Ceará, 2008 (fragmento).
5.
A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que
o eu lírico revela-se como falante
de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante
(A) escolarizado proveniente
de uma metrópole. (B) sertanejo morador de uma área rural.
(C) idoso que habita uma
comunidade urbana. (D) escolarizado
que habita uma comunidade do interior do país. (E) estrangeiro que
imigrou para uma comunidade do Sul do país.
Leia o texto
abaixo
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
6. Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente,
observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido
(A) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela
informalidade.
(B) à iniciativa do cliente em se apresentar como
funcionário do banco.
(C) ao fato de ambos terem
nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
(D) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
(E) ao seu interesse
profissional em financiar o veículo de Júlio.
Texto para as questões 7 e 8.
— Mandaram ler este livro...
Se o tal do livro for fraquinho, o desprazer pode significar um precipitado mas
decisivo adeus à literatura; se for
estimulante, outros virão sem o peso da obrigação. As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento
profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um
antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio.
Cláudio Ferraretti, Inédito.
7. De acordo com o texto, a identificação do leitor com o que lê ocorre sobretudo quando:
(A) ele sabe reconhecer na
obra o valor consagrado pela tradição da crítica literária.
(B) ele já conhece, com alguma intimidade, as experiências representadas numa obra.
(C) a obra expressa, em fórmulas sintéticas, a sabedoria dos antigos humanistas.
(D) a obra o introduz num
campo de questões cuja vitalidade ele pode
reconhecer.
(E) a obra expressa convicções tão verdadeiras que se furtam à discussão.
8. O sentido da frase “Nada do que é humano me é alheio” é equivalente ao desta outra construção:
(A) O que não diz respeito ao Homem não deixa de me interessar.
(B) Tudo o que se refere ao
Homem diz respeito a mim.
(C) Como sou humano, não me alheio a nada.
(D) Para ser humano, mantenho
interesse por tudo.
(E) A nada me sinto alheio que não seja humano.
Veja o texto abaixo sobre CARTA PESSOAL e responda o que se
pede:
9.
Uma carta pessoal tem como estrutura nessa ordem:
a)
Local e data; saudação inicial, texto, saudação final e
assinatura. (o PS é opcional)
b)
Local e data; texto, saudação inicial, saudação final, PS.
10. Nesse
modelo de carta pessoal apresentado, o local e data está:
a)
Correto, com Coimbra, 11 de Novembro de 2005, pois não há
erro.
b)
Errado, com Coimbra, 11 de Novembro de 2005, pois há um erro.
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