Instituto
Nossa Senhora da Conceição (INSC)
Disciplina:
Língua Portuguesa e Produção Textual.
Professor:
Marconildo Viegas
Aluno
(a): ________________________________________ Série: 8º ano
Turno:
Matutino
Exercício de Verificação de
Aprendizagem do 4º bimestre
1.
Faça como o modelo:
Tinha planejado passar
o carnaval em João Pessoa.
|
Tinha planejado passá-lo
em João Pessoa.
|
a)
Não pensou em deixar a esposa sozinha um minuto.
b)
Ao abrir o jornal, sentiu um frio na barriga.
2.
Complete com graças a, por causa de, em razão de:
a)
Os dois tiveram de mudar de bairro _______________ da gangue que os perseguia.
b)
Manifestantes bloquearam a BR 230 ____________ constantes acidentes graves.
3.
Faça como o modelo:
Como estivesse
cansado, Zezinho
ficou na cama a manhã toda.
Estando cansado, Zezinho ficou na cama a manhã
toda.
a)
Como estou gripado, não vou a
natação hoje.
b)
Manuela terá de chamar um chaveiro, já
que perdeu as suas chaves.
4.
Indique se é conseqüência ou finalidade.
a)
Chegamos tarde em casa, de modo que não vimos a novela Chamas da Vida.
b)
Ricardinho organizou seu fim de semana de maneira que pudesse ir ao cinema no
domingo.
5.
Faça uma frase com as palavras dadas, utilizando embora, ainda que, apesar de:
a)
Joana – ser extrovertida – vestir-se discretamente.
b)
Marcus – preferir dormir – ir nadar.
c)
Jonhson – muito cansado – ajudar a organizar a festa.
6.Faça
como o modelo:
Se ela for muito fofoqueira,
espantará os amigos.
|
Em sendo muito fofoqueira, espantará os amigos.
|
a)
Se andar muito rápido, poderá cair. Cuidado!
b)
Se ela falasse mais devagar, seria compreendido por todos.
Instituto
Nossa Senhora da Conceição (INSC)
Disciplina:
Língua Portuguesa e Produção Textual.
Professor:
Marconildo Viegas
Aluno
(a): ________________________________________ Série: 9º ano
Turno:
Matutino
Observação:
As questões objetivas não podem ser rasuradas.
Exercício de
Verificação de Aprendizagem do 4º bimestre
1. Como se formou a palavra passatempo?
2. Identifique se as palavras são
formadas por derivação ou composição.
a) contentamento c) injustiça
b) dia-a-dia
d) bem-querer
3. Empregando a parassíntese, forme
palavras derivadas de:
a) dia b) negro c) pedaço d) fraco e) pátria
4. Empregando a derivação regressiva,
forme um substantivo derivado de cada verbo abaixo:
a) gritar b) vender c) combater d) comprar
5. Identifique se as palavras foram
compostas por justaposição ou por aglutinação:
a) pára-raios b) cabisbaixo c) malmequer d) embora
6. Complete:
a) A ___________________________________
é o uso do PPCO depois do verbo.
b) A ___________________________________
é o uso do PPCO antes do verbo.
c) A ___________________________________
é o uso do PPCO no meio do verbo.
7. Indique o radical e a vogal temática
das formas verbais dadas abaixo:
a) inventaram b) partido c) receberei d) deletamos
8. Classifique os elementos mórficos,
como radical, vogal temática, tema e as desinências nominais de gênero e de
número para nomes, e desinências modo-temporal (DMT) e número-pessoal (DNP)
para verbos dos itens dados:
a) gringos b) brincava c) pensaste d) casa
9. Palavra denotativa é aquela de
sentindo: ( ) figurado (
) real
10. Palavra conotativa é aquela de
sentido ( ) figurado ( ) real
Instituto
Nossa Senhora da Conceição (INSC)
Disciplina:
Língua Portuguesa e Produção Textual.
Professor:
Marconildo Viegas
Aluno
(a): ________________________________________ Série: 9º ano
Turno:
Matutino
Observação:
As questões objetivas não podem ser rasuradas.
Recuperação do Exercício
de Verificação de Aprendizagem do 4º bimestre
1. Como se formou a palavra beija-flor?
2. Identifique se as palavras são
formadas por derivação ou composição.
a) desleal c)
infeliz
b) pernalta d) mal-me-quer
3. Empregando a parassíntese, forme
palavras derivadas de:
a) tarde b) negro c) pedaço d) fraco e) pátria
4. Empregando a derivação regressiva,
forme um substantivo derivado de cada verbo abaixo:
a) ajudar b) casar c) combater d) comprar
5. Identifique se as palavras foram
compostas por justaposição ou por aglutinação:
a) guarda chuva b) agridoce c) pé-de-moleque d) fidalgo
6. Complete:
a) A mesóclise é o uso do PPCO ___________________________________
do verbo.
b) A próclise é o uso do PPCO
____________________________________do verbo.
c) A ênclise é o uso do PPCO no __________________________________do
verbo.
7. Indique o radical e a vogal temática
das formas verbais dadas abaixo:
a) promoveram b) redigido c) venderei d) caminhamos
8. Classifique os elementos mórficos,
como radical, vogal temática, tema e as desinências nominais de gênero e de
número para nomes, e desinências modo-temporal (DMT) e número-pessoal (DNP)
para verbos dos itens dados:
a) alunos b) gritavam c) amaste d) mesa
9. Palavra que designa sentido figurado:
________________________________________
10. Palavra que designa sentido real:
___________________________________________
Instituto
Nossa Senhora da Conceição (INSC)
Disciplina:
Língua Portuguesa e Produção Textual.
Professor:
Marconildo Viegas
Aluno
(a): ________________________________________ Série: 8º ano
Turno:
Matutino
Recuperação do Exercício de
Verificação de Aprendizagem do 4º bimestre
1.
Faça como o modelo:
Tinha planejado passar
o carnaval em João Pessoa.
|
Tinha planejado passá-lo
em João Pessoa.
|
a)
Esta é a forma de começar nossa primeira
conversa.
b)
Contei essa história para divertir meu
amigo.
2.
Complete com graças a, por causa de, em razão de:
a)
_____________________ problemas nas turbinas, o avião fez um pouso forçado.
b)
_____________________ sua participação em um programa de tevê, ela conseguiu
ficar famosa.
3.
Faça como o modelo:
Como
estivesse cansado,
Zezinho ficou na cama a manhã toda.
|
Estando
cansado,
Zezinho ficou na cama a manhã toda.
|
a)
Começava a chover de novo. Regina correu para um abrigo, já que tinha conseguido o guarda-chuva.
b)
Manuela terá de chamar um chaveiro, já
que perdeu as suas chaves.
4.
Indique se é conseqüência ou finalidade.
a)
o bebê estava dormindo. Maria abriu a porta do quarto bem devagar, de forma que
não o acordasse.
b)
Ricardinho organizou seu fim de semana de maneira que pôde ir ao cinema no
domingo.
5.
Faça uma frase com as palavras dadas, utilizando embora, ainda que, apesar de:
a)
O piloto – o tempo está ruim – fazer decolar o avião.
b)
Marcus – saber nadar – quase afogar-se.
c)
Jonhson – muito cansado – ajudar a organizar a festa.
6.
Faça como o modelo:
Se ela for muito fofoqueira,
espantará os amigos.
|
Em sendo muito fofoqueira, espantará os amigos.
|
a)
João não tem sossego! Se ele praticar algum esporte, poderá ficar mais tranqüilo.
b)
Sua sala de jantar é pequena. Se colocasse um espelho sobre o aparador, a deixaria
maior e mais iluminada.
Instituto
Nossa Senhora da Conceição (INSC)
Disciplina:
Língua Portuguesa e Produção Textual.
Professor:
Marconildo Viegas
Aluno
(a): ________________________________________ Série: 9º ano
Turno:
Matutino
Avaliação da
Verificação de Aprendizagem do 4º bimestre
1. Substitua os temos destacados por um
pronome pessoa do caso oblíquo e empregando-o de acordo com a norma padrão:
a) Nas cidades grandes como São Paulo,
as pessoas não conhecem seus vizinhos.
b) Às vezes, encontrar os vizinhos
no elevador ou nas áreas comuns dos prédios é a única forma de estabelecer
contato com eles.
2. Dê substantivos derivados dos verbos
abaixo:
a) omitir b) prevenir c) acusar d) aprender e) interferir
3. Complete os espaços em branco com
preposições:
a) Enquanto caminhávamos, aspirávamos
________ o pó da estrada.
b) Todos os bons profissionais aspiram
_______ uma promoção.
c) Ele procedia _______ uma cidade muito
pequena do interior.
d) Mas não me lembro muito bem _____ o
nome de algumas pessoas.
4. As orações subordinadas estão
divididas em três tipos, as quais são: ___________________________, ______________________
e ________________________.
5. O trecho abaixo contém erros de
concordância, grife-os e corrija-os:
Para combater os
ataques de tosse durante os concertos, a Orquestra Sinfônica do Estado de São
Paulo recorre a um expediente prosaico. Nas apresentações da Sala São Paulo, há
distribuição gratuitas de balas de erva-cidreira, camomila, canela e frutas
sortidos. Um detalhe importante são oferecidos sem papel, para evitar o barulho
de abertura no interior da sala.
6. Identifique se as palavras foram
compostas por justaposição ou por aglutinação:
a) guarda chuva b) agridoce c) pé-de-moleque d) fidalgo
7. Complete:
a) A mesóclise é o uso do PPCO
___________________________________ do verbo.
b) A próclise é o uso do PPCO
____________________________________do verbo.
c) A ênclise é o uso do PPCO no
__________________________________do verbo.
8. Como se formou a palavra beija-flor?
9. Identifique se as palavras são
formadas por derivação ou composição.
a) desleal
c) infeliz
b) pernalta
d) mal-me-quer
10.
Palavra que designa sentido figurado: ______________________________________.
Instituto
Nossa Senhora da Conceição (INSC)
Disciplina:
Língua Portuguesa e Produção Textual.
Professor:
Marconildo Viegas
Aluno
(a): ________________________________________ Série: 9º ano
Turno:
Matutino
Recuperação da
Avaliação de Verificação de Aprendizagem do 4º bimestre
1. Substitua os temos destacados por um
pronome pessoa do caso oblíquo e empregando-o de acordo com a norma padrão:
a) No Brasil, o direito de eleger o
presidente da República foi dado aos cidadãos após o Regime Militar.
b) Renata explicou a mim por que
havia vendido a casa de campo, mas eu não concordei com suas razoes.
2. Dê substantivos derivados dos verbos
abaixo:
a) omitir b) prevenir c) acusar d) aprender e) interferir
3. Complete os espaços em branco com
preposições:
a) Enquanto caminhávamos, aspirávamos
________ o pó da estrada.
b) Assisti _______ um filme divertido
ontem.
c) Ele procedia _______ uma cidade muito
pequena do interior.
d) Mas não me lembro muito bem _____ o
nome de algumas pessoas.
4. As orações estão divididas em dois
tipos, as quais são: ______________________ e ________________________.
5. O trecho abaixo contém erros de
concordância, grife-os e corrija-os:
Para combater os
ataques de tosse durante os concertos, a Orquestra Sinfônica do Estado de São
Paulo recorre a um expediente prosaico. Nas apresentações da Sala São Paulo, há
distribuição gratuitas de balas de erva-cidreira, camomila, canela e frutas
sortidos. Um detalhe importante são oferecidos sem papel, para evitar o barulho
de abertura no interior da sala.
6. Complete:
a) A ___________________________________
é o uso do PPCO depois do verbo.
b) A ___________________________________
é o uso do PPCO antes do verbo.
c) A ___________________________________
é o uso do PPCO no meio do verbo.
7. Classifique os elementos mórficos,
como radical, vogal temática, tema e as desinências nominais de gênero e de
número para nomes, e desinências modo-temporal (DMT) e número-pessoal (DNP)
para verbos dos itens dados:
a) gringos b) brincava c) pensaste d) casa
8. Palavra denotativa é aquela de
sentindo: ( ) figurado ( ) real
9. Palavra conotativa é aquela de
sentido ( ) figurado ( ) real
Instituto
Nossa Senhora da Conceição (INSC)
Disciplina:
Língua Portuguesa e Produção Textual.
Professor:
Marconildo Viegas
Aluno
(a): ________________________________________ Série: 8º ano
Turno:
Matutino
Avaliação de Verificação de
Aprendizagem do 4º bimestre
1. Transforme a frase com uma conjunção,
como o modelo:
Se você me
telefonar, poderemos jantar juntos amanhã. (contanto que)
|
Poderemos
jantar juntos amanhã, contanto que você me telefone.
|
a) Manuela está com o trabalho atrasado.
O chefe disse que ela não poderá tirar férias se não terminar seus relatórios.
(caso)
b) Se você já tem experiência em
desmontar computadores, não terá nenhuma dificuldade para consertar o meu.
(desde que)
2.
Complete os enunciados, como o modelo:
Voltarei para
casa a pé, a menos que...
|
Voltarei para
casa a pé, a menos que chova.
|
a) Saio hoje às seis da tarde, salvo
se...
b) Voltamos a nos ver quando eu chegar
de viagem, exceto se...
3. Sublinhe as expressões de comparação
usadas no texto:
a) Não conheço ninguém que estude mais
que Joana: certamente será aprovada no PSS.
b) Ela fala inglês como se tivesse
nascido na Inglaterra, com perfeição!
4. Indique a circunstância que a oração
subordinada adverbial expressa:
a) Indica circunstancia de tempo:
______________________________________________
b) Indica circunstancia de causa:
______________________________________________
c) Indica circunstancia de proporção:
_____________________________________________
d) Indica circunstancia de conseqüência:
__________________________________________
e) Indica circunstancia de condição:
_____________________________________________
f) Indica circunstancia de finalidade:
______________________________________________
g) Indica circunstancia de comparação: _____________________________________________
h) Indica circunstancia de conformidade:
___________________________________________
i) Indica circunstancia de conseqüência:
____________________________________________
5. Crie um adjetivo como neologismo para
designar:
a) Alguém que beija pouco b) Alguém
que fala pouco
6. De acordo com a
Metrificação/Escansão/Versificação, responda:
a) A redondilha menor é:
_________________ b) O
Alexandrino é: _______________
b) O decassílabo é:
______________________ d) A
redondilha maior é: ____________
Instituto
Nossa Senhora da Conceição (INSC)
Disciplina:
Língua Portuguesa e Produção Textual.
Professor:
Marconildo Viegas
Aluno
(a): ________________________________________ Série: 8º ano
Turno:
Matutino
Recuperação da Avaliação de
Verificação de Aprendizagem do 4º bimestre
1. Transforme a frase com uma conjunção,
como o modelo:
Se você me
telefonar, poderemos jantar juntos amanhã. (contanto que)
|
Poderemos
jantar juntos amanhã, contanto que você me telefone.
|
a) Vamos fazer as compras juntos amanhã
se você conseguir sair cedo do trabalho. (mediante)
b) Se puser um pouco de alho no cozido,
ele ficará maravilhoso! (contanto que)
2. Complete os enunciados, como o
modelo:
Voltarei para
casa a pé, a menos que...
|
Voltarei para
casa a pé, a menos que chova.
|
a) Não se poderá ver o eclipse hoje, a
menos que...
b) Pedro machucou a perna. É importante
que ele não se exercite muito, senão...
3. Sublinhe as expressões de comparação
usadas no texto:
a) Não sei por que em João Pessoa o preço
dos produtos é bem mais elevado que no resto do Brasil.
b) Desses três amigos meus, Juvino é
mais atencioso que Roger, mas menos que João.
4. Indique o que a oração subordinada
adverbial expressa:
a) Oração Subordinada Adverbial Final:
________________________________________
b) Oração Subordinada Adverbial
Temporal: ________________________________________
c) Oração Subordinada Adverbial
Proporcional: ______________________________________
d) Oração Subordinada Adverbial Causal:
________________________________________
e) Oração Subordinada Adverbial
Concessiva: ________________________________________
f) Oração Subordinada Adverbial
Comparativa: _____________________________________
g) Oração Subordinada Adverbial
Consecutiva: ______________________________________
h) Oração Subordinada Adverbial
Conformativa: ______________________________________
i) Oração Subordinada Adverbial
Condicional: ______________________________________
5. Crie um adjetivo como neologismo para
designar:
a) Ato de beijar muito b) Alguém
que fala muito
6. De acordo com a
Metrificação/Escansão/Versificação, responda:
a) A redondilha menor é:
_________________ b) O Alexandrino
é: _______________
b) O decassílabo é:
______________________ d) A
redondilha maior é: ____________
Nenhum comentário:
Postar um comentário