|
Colégio
e Curso Decisão
|
|||
Aluno(a):
|
Série:
7º Ano
|
Turno
Manhã
|
||
Professor
Marconildo Viegas
|
Disciplina
Literatura
|
Bimestre
3º
|
Data
_____/_____/____
|
|
Leia o texto abaixo e faça
o que se pede, observando o filme “Sempre ao seu lado” visto em sala de aula.
Foi na França,
durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias,
pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco
antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na
maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila
inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e
ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos.
Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que
seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei
que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou
de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único
ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do
dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida
normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como
se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu
num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança.
Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele
disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias,
com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do
jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares
voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro
já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua
esquina.
As pessoas
estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele
lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
Disponível em: http://deixaelaentrar.blogspot.com/2010/02/disciplina-do-amor-lygia-fagundes.html.
Acesso em 30/08/2010.
1.
Qual a diferença do texto para o filme
a) Há
uma intertextualidade no filme e no texto, mas algumas partes não são reais,
uma vez que o filme não retrata a verdadeira historia e não sabemos qual delas
é a base da segunda.
b) Há
uma intertextualidade no filme e no texto, mas algumas informações são
diferentes, mas a essência é o mesmo.
2.
O trecho do texto que explicita o fato que desencadeia a
história é
(A) ”Foi na França, durante a segunda
grande guerra”.
(B) “[...] as pessoas foram se
esquecendo do jovem [...]”
(C) “Um jovem tinha um cachorro [...]”
(D) “[...] Continuou a ir diariamente
até a esquina[...]”
3. A
leitura do texto permite traçar um perfil acerca do cachorro. A única palavra inadequada
para descrever a postura do animal em relação a seu dono é
(A) displicência. (B) lealdade. (C) disciplina. (D) compromisso.
4. Assinale a alternativa que contém a frase
que melhor demonstra que o cachorro morreu fiel a seu dono.
a) “... até chegar o
dia seguinte”. (linha10)
b) “Continuou a ir
diariamente até a esquina...” (l. 8)
c) “... ele disparava
para o compromisso assumido ...” (l. 13 e14)
d) “Só o cachorro já
velhíssimo continuou a esperá-lo na sua esquina”. (l. 16 e 17)
e) “... o focinho
voltado para aquela direção.” (l. 18 e 19)
5. “Festinha”, nesse contexto, significa:
a) solenidade. b) brincadeira alegre. c) reunião divertida.
d) reunião de
amigos. e) pequena comemoração.
6. “... o focinho voltado para aquela direção” (l. 18 e 19). A palavra
destacada refere-se
a) à esquina. b) à praça da vila. c) ao lugar onde trabalhava o jovem.
d) à vila onde morava
o jovem. e) ao lugar onde
aconteceu a guerra.
O texto a seguir é da aluna do 1º ano
C do ensino médio Kelly Dias que, com sua sensibilidade nos remete ao mundo
interior e do viver o Carpe Diem, assim como fizeram poetas do século XVII.
Leia o texto e responda o que se pede.
Mudanças radicais
Minha poesia tornou-se doce
Minha voz tornou-se agradável
Meus versos são apaixonados
Meu riso é constante.
Cada dia, cada beijo, renovação
Como se fossem primeiros
Olhares alucinados, vejamos
A vida é bela, vamos aproveitá-la.
Quero que todos vejam
O quão felizes estamos
Sou uma tremenda louca
Te faço rir o tempo inteiro
És tão belo, especial [...]
Pode parecer ridículo
Pode ser um capricho
São meus sentimentos
Assumo com todas as letras
Disponível em: <http://kellydiasm.blogspot.com.br/2012/08/mudancas-radicais.html>.
Acesso em: 23 de set. de 2012.
7. Na estruturação do texto, destaca-se
a) a construção de oposições
semânticas.
b) a apresentação de ideias de
forma subjetiva (sentimentos).
Leia o texto abaixo
e responda o que se pede
Amado
Como pode ser gostar de alguém
E esse tal alguém não ser seu
Fico desejando nós gastando o mar
Pôr-do-sol, postal, mais ninguém
E esse tal alguém não ser seu
Fico desejando nós gastando o mar
Pôr-do-sol, postal, mais ninguém
Peço tanto a Deus
Para lhe esquecer
Mas só de pedir me lembro
Minha linda flor
Meu jasmim será
Meus melhores beijos serão seus
Para lhe esquecer
Mas só de pedir me lembro
Minha linda flor
Meu jasmim será
Meus melhores beijos serão seus
Sinto que você é ligado a mim
Sempre que estou indo, volto atrás
Estou entregue a ponto de estar sempre só
Esperando um sim ou nunca mais
Sempre que estou indo, volto atrás
Estou entregue a ponto de estar sempre só
Esperando um sim ou nunca mais
É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Sinto absoluto o dom de existir,
Não há solidão, nem pena
Nessa doação, milagres do amor
Sinto uma extensão divina
Não há solidão, nem pena
Nessa doação, milagres do amor
Sinto uma extensão divina
É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Quero dançar com você
Dançar com você
Quero dançar com você
Dançar com você
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Quero dançar com você
Dançar com você
Quero dançar com você
Dançar com você
8. Esse
tipo de texto é:
a) Musical b) Paródia
Leia o texto abaixo e
responda
As 12 perguntas mais frequentes numa
entrevista de emprego
Tem
uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Nós daremos uma ajuda para saber o
que responder. Leia com atenção, treine e boa sorte!
1. Fale sobre si.
Esta pergunta é quase obrigatória
em uma entrevista deemprego e deverá ser muito bem
praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o
seu perfil profissional.
2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.
3. O que o levou a enviar o seu
curriculum a esta empresa?
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
4. Qual
foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
5. O
que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
Disponível em: <http://www.curricular.com.br/artigos/entrevista-emprego/perguntas.aspx>.
Acesso em: 23 de set. de 2012.
9.
Assinale a resposta correta: Uma entrevista é
( ) Um gênero textual cuja finalidade é obter
opiniões de uma pessoa a respeito de um assunto e divulgar informações sobre a
vida pessoal ou profissional dela.
( ) São usadas para acrescentar informações
complementares a um texto.
Leia o texto abaixo e responda:
O Diário é, desde sempre, uma das técnicas de
escrita mais utilizadas pelo homem. O seu tom pessoal foi o escolhido por
diversos autores como podes ver pelos exemplos:
Anne Frank (relato verídico de uma
jovem que viveu os horrores da perseguição nazi durante a Segunda Guerra
Mundial).
Sofia
& Cª (Este diário de Sofia aos 15
anos é uma ficção da autoria de Luísa Ducla Soares).
Disponível em:
<http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diary.htm>. Acesso em: 20 de
novembro de 2011.
10.
Qual é o objetivo do diário? (Obs. Não é preciso ler)
( ) Promover pensamentos, ideias e emoções de
uma pessoa.
( ) Divulgar uma empresa.
Disponível em:
<http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2012/noticias/0,,OI5882007-EI19136,00Armas+de+campanha+slogans+de+SP+apostam+no+novo+e+no+ja.html>. Acesso em 23
de set. de 2012.
a)
Os slogans são frases feitas para ser lembradas facilmente e que faz
parte das peças publicitárias. Circule no anúncio publicitário o slogan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário